camila-pitanga lado113 de fevereiro de 2013
linha-gif

No ar há mais de cinco meses no ar, a novela Lado a Lado alcançou no final a maior visibilidade desde a estreia. Com média geral de 18 pontos, a trama chegou aos 25 pontos, uma façanha para o horário (faixa das 18 horas). E o motivo para isso é o drama da personagem Isabel (Camila Pitanga), que descobriu que seu filho Elias (Cauê Campos) estava vivo. Ambientada no século passado, a trama de João Ximenes Braga e Cláudia Lage, retrata passagens histórias e eventos importantes no Rio de Janeiro, como a Revolta da Vacina e a Revolta da Chibata.

O tema não empolgou a audiência no início. Uma das formas para aumentar o número de telespectadores foi a passagem do tempo. Após seis anos separados, as protagonistas Isabel e Laura (Marjorie Estiano) encontraram seus pares Zé Maria (Lázaro Ramos) e Edgar (Thiago Fragoso). A aposta dos autores animou a novela, que, no entanto, não engatou e acabou voltando ao marasmo em que se encontrava. O enredo apostou na discussão de alguns tabus, entre os quais os direitos das mulheres. A veracidade das lutas por ideais, como o de Laura e Isabel, discriminadas por trabalharem, se encontra também no presente.

walter-carvalho in1A parte técnica da produção, segundo os críticos, esteve sempre impecável desde a estreia, em setembro de 2012. As vestimentas de cada personagem, além do período histórico, acompanham sua personalidade. A fotografia — mais escura do que o normal —, comandada pelo cineasta Walter Carvalho, procura revelar com precisão o dia-a-dia de um Rio de Janeiro que ainda não contava com energia elétrica. Outro lado importante da trama foi caracterizar e detalhar o processo de favelização dos morros da cidade e a popularização da capoeira e do samba. Desta forma, os personagens, ainda que protagonistas, complementam o quadro de transformações econômicas, culturais e políticas do período.

Além da história forte e da produção invejável, a música também é uma grande aliada da produção. A trilha sonora permeia a raiz do samba, que nasceu na época retratada. Clássicos do ritmo, aliados ao som de vozes consagradas, fazem um importante contraponto com as demais produções. Escreveu a crítica de televisão Anna Bittencourt, da TV Press: “Lado a Lado é a prova de que nem sempre uma combinação de elenco de peso, produção impecável e trama sólida rendem uma boa média de audiência. Mas também reforça o fato de que os altos números no Ibope, muitas vezes, são inversamente proporcionais à qualidade da produção”. Diante da belíssima Lado a Lado, não há como não concordar com ela.

OBS: O texto desta matéria foi extraído do artigo Lado a Lado alavanca audiência na reta final, de Anna Bittencourt, publicado no dia 31 de janeiro de 2013.

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados