giovanna-antonelli jorge2Salve Jorge
linha-gif

A novela Salve Jorge saiu de cena nesta sexta-feira (17/05/2013) com o pior ibope já registrado no histórico do horário das 21 horas da Rede Globo na Grande São Paulo, onde cada ponto equivale a 62 mil domicílios com televisão. Livrou do recorde negativo a novela Passione, de Silvio de Abreu, que teve saldo de 35 pontos. A considerar as duas últimas ocupantes do horário, Avenida Brasil e Fina Estampa, o enredo encabeçado pela heroína do Complexo do Alemão, a brava Morena (Nanda Costa) perdeu 400 mil residências na região que concentra o maior investimento publicitário do país.

rodrigo-lombardi jorge1Mas, se pouco importa o que aconteceu com a vilã Lívia Marini (Cláudia Raia) ou do casal de mocinhos, Théo (Rodrigo Lombardi) — que ganhou o pejorativo apelido de “Pasthéo” — e Nanda, Salve Jorge fez a diversão dos tuiteiros na internet, com erros de continuidade e falta de lógica. Nunca houve diálogo tão instantâneo entre autor e público, visto que Glória Perez, criadora da história e compulsiva tuiteira, respondia no mesmo momento, pela rede de microblogs, a acusações de incoerência desfiladas por sua novela. Quando Rachel (Ana Beatriz Nogueira) foi vítima da implacável seringa envenenada de Lívia, houve quem protestasse contra a falta de câmeras no ostensivo hotel onde a cena do crime se passou. Ao que Glória, imediatamente, justificou: Lívia tinha seus aliados no estabelecimento.

novelas audiencia1Nada disso, no entanto, tirou da novela o mérito de ter levado a questão do tráfico humano a proporções que só uma novela alcança. Ainda que a audiência não se aproxime dos bons êxitos do horário, 34 pontos porcentuais diários durante seis meses representam um excelente público (quase três milhões de domicílios só na Grande São Paulo). O pico de audiência (47 pontos) foi registrado no capítulo em que Nanda surrou Lívia, apesar da diferença evidente de tamanho entre as duas atrizes. Após duas novelas com ponte aérea fora da realidade — Marrocos, em O Clone, e Índia, em Caminho das Índias -, Glória Perez não conseguiu embarcar com o mesmo êxito seu público para a Turquia.

Salve Jorge encerrou a trilogia de novelas do gênero, marcado pela presença de glossário de expressões locais e coreografia característica do destino abordado. A trama que acabou valeu mais pelo Complexo do Alemão cenográfico, onde a emissora pode cumprir parte de seus anseios em encontrar a nova classe C. Já o elenco, com quase 90 atores, desperdiçou gente. André Gonçalves (um picareta do morro) sumiu de cena, sem que ninguém percebesse. Nomes como Stênio Garcia, Cristiana Oliveira, Narjara Turetta e Otaviano Costa, em papeis subalternos, passaram longa temporada fora da tela. Restou o atribulado relacionamento da delegada Helô (Giovanna Antonelli) com o advogado Stênio (Alexandre Nero) e o impagável picareta Pescoço, magistralmente interpretado por Nando Cunha, além do vilão Russo (Adriano Garib).

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados