Imprimir
Categoria: Personalidades
Acessos: 14302

manuel-balaio1Manuel Balaio, o vingador

MANUEL FRANCISCO DOS ANJOS FERREIRA nasceu em dia e mês incertos do ano de 1784, na localidade de Pau de Estopa, Maranhão. Morreu em dia e mês incertos do ano de 1840, na localidade de Caxias.

Um dos fomentadores do movimento revolucionário denominado “Balaiada”, que eclodiu no Maranhão no fim do período regencial (1838). Seu apelido se deve aos balaios que vendia entre as cidades de Coroatá e Itapicuru-Mirim. O movimento surgiu da luta entre os “bem-te-vis”, partido oposicionista, e os “cabanos”, governistas. Ao iniciar-se a rebelião armada, com o assalto à cadeia da Vila de Manga do Igará, pelo vaqueiro Raimundo Gomes, ele vivia pacificamente com a mulher e as duas filhas.

Mas um oficial da Força Pública maranhense, Antônio Rimundo Guimarães, abusando da sua hospitalidade, seduziu as moças. Jurou vingança. Não houve, daí em diante, quem o superasse em crueldade. A revolta se estendeu para o interior, que passou a ser dominado por grupos armados chefiados por ele. Raimundo Gomes (o “Cara Preta”) e o preto Cosme, um ex-escravo que se intitulava “tutor e imperador das liberdades bem-te-vis”, eram os seus lugares-tenentes. Crescendo em violência e audácia, os revoltosos chegaram a cercar e tomar a Vila de Caxias. Foi a última das suas aventuras, pois morreu baleado por um fazendeiro a quem intimara a entregar todas as posses.


Outros maranhenses famosos
pedronovais in1 alcione-dias in2 aluisio-azevedo1 artur-azevedo1 ferreiragullar in1 solange-couto in1