buda livro1Caminho

05/09/2021 — Está nas livrarias brasileiras a obra “Dhammapada” (“Caminho”), escrita há dois mil anos pelo próprio Siddharta Gautama, o Buda. A obra reúne 423 aforismos. Esse aforismos percorrem temas essenciais como mente, felicidade, afeto, raiva, sabedoria, efemeridades da vida e propósito. É o o texto budista mais conhecido e traduzido no mundo. Por isso, é essencial para quem quer iniciar na prática dessa religião. É também um dos escritos mais importantes na tradição teravada, a mais antiga escola do budismo, nascida na Índia. A teravada praticada por mais de 100 milhões de seguidores em todo o mundo. O “Dhammapada” marca a estreia da editora Edipro no mercado editorial religioso. Essa nova tradução do Buda vem diretamente da lígua páli para o português.

SIDARTA GAUTAMA nasceu em dia e mês incertos do ano de 563 (ou 653) a.C., na localidade de Lumbini, Nepal. Morreu em dia e mês incertos do ano de 483 (ou 543), na localidade de Kushinagar, ÍndiaFoi um príncipe da região do atual Nepal, que se tornou professor espiritual, fundando o budismo. A época de seu nascimento e de sua morte são incertos: a maioria dos primeiros historiadores do século XX datava seu tempo de vida como sendo de por volta de 563 a.C. a 483 a.C. Mais recentemente, porém, num simpósio especializado nesta questão, a maioria dos estudiosos apresentou opiniões definitivas de datas dentro do intervalo de 20 anos antes ou depois de 400 a.C. para a sua morte, com outros apoiando datas mais tardias ou mais recentes.

Também conhecido como o sábio dos shakyas, é a figura-chave do budismo. Os budistas creem que os acontecimentos de sua vida, bem como os seus discursos e aconselhamentos monásticos, foram preservados depois de sua morte e repassados para outros povos pelos seus seguidores. Uma variedade de ensinamentos atribuídos a ele foi repassada através da tradição oral e por escritos de cerca de 400 anos após sua morte. As fontes primárias de informações sobre sua vida são esses textos. O Buda teria morrido aos oitenta anos de idade. Seu corpo foi cremado por seus amigos, sob a orientação de Ananda, seu discípulo favorito. As cinzas foram repartidas entre vários governantes, para serem veneradas como relíquias sagradas. Na crença budista, assemelha-se a Jesus Cristo (cristianismo) e a Maomé (islamismo).

buda2Nascimento
18/03/2014 — Arqueólogos unem esforços para confirmar o ano de nascimento de Buda. De acordo com as últimas descobertas, o nascimento teria ocorrido um século antes do que se acreditava. No último mês, os cientistas concluíram a primeira fase das escavações na região de Lumbini, no oeste do Nepal. Descobriram que Siddhartha Gautama (nome do príncipe antes de atingir a “iluminação”) poderia ter nascido no ano 623 antes de Jesus Cristo. Em novembro de 2013, a equipe de cientistas britânicos e nepaleses escavou um santuário budista na área e encontrou estruturas desconhecidas. A datação por radiocarbono indicou que seriam datadas do século VI antes de Cristo.


 

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados