Imprimir
Categoria: Personalidades Estrangeiras
Acessos: 2100

vasco-balboa1Vasco Balboa
VASCO NUÑES DE BALBOA nasceu em dia e mês incertos do ano de 1475, na localidade de Jerez de los Caballeros, Badajoz, Espanha. Morreu no dia 21 de janeiro de 1519, na localidade de Acla, Panamá.

Pertencia a uma família nobre empobrecida. Quando tinha 26 anos se alistou na expedição de Rodrigo de Bastidas rumo à América, cruzando a costa da Colômbia moderna. No Novo Mundo, fixou-se, em 1500, em Santo Domingo, onde tentou, sem sucesso, viver como fazendeiro.

Procurando escapar dos credores, fugiu como clandestino num navio que se dirigia para San Sebastian. Lá, fundou a primeira colônia da América Continental: Santa Maria de La Antigua. Ganhando a confiança dos nativos, ficou sabendo da existência de um grande mar além das montanhas, ao sul da colônia, onde encontraria ouro.

Após 24 dias de viagem através da selva, divisou do alto da montanha o oceano, dando-lhe o nome de “Mar do Sul”. Era o primeiro europeu a avistar o lado americano do Oceano Pacífico. Quatro dias depois, atingiu suas praias, tomando posse, em nome da coroa espanhola, do oceano e das terras banhadas por ele. Nomeado governador do Panamá e Coibas pelo rei Fernando V, logo despertou a inveja do seu sogro — Pedrarias Dávila —, que, nomeado o novo governador, o mandou prender e decapitar.