Imprimir
Categoria: Personalidades Estrangeiras
Acessos: 1100

20200426Morse

SAMUEL FINLEY BREESE MORSE nasceu no dia 27 de abril de 1791, na Cidade de Charles, Estado do Massachusetts, Estados Unidos. Morreu no dia dois de abril de 1872, na cidade de Nova York. Inventor, também se apresentava como artista plástico. Depois de terminar o ensino médio na cidade natal, rumou para a cidade de Londres, Inglaterra, onde estudou pintura e adquiriu cultura literária.

Regressando ao seu país, fixou residência na cidade de Nova York, fundando ali uma sociedade de belas artes. Essa sociedade transformou-se mais à frente na Academia Nacional de Desenho, da qual foi presidente em 1826. Em 1830 retornou à Europa. Ao regressar em 1832, em conversas a bordo do navio acerca das descobertas do cientista francês André-Marie Ampère, surgiu-lhe a ideia do telégrafo elétrico. Esse invento levou o nome de Código Morse.

Nesse código, as letras e os números são indicados por pontos, traços e intervalos, com base na existência ou inexistência de impulsos elétricos. Depois de vários anos de experiências, lutando sozinho e com a falta de dinheiro, efetuou em 1837 as primeiras demonstrações do aparelho. As autoridades americanas logo se interessaram. O mesmo aconteceu na Europa. Afinal, conseguiu, em 1840, registrar a patente, estabelecendo uma linha entre as cidades de Washington e Baltimore, uma distância de sessenta e quatro quilômetros. A inauguração da linha se deu em 24 de maio de 1844. Durante o longo espaço de tempo decorrido entre a ideia inicial e a execução prática, outros inventores haviam chegado às mesmas conclusões e se achavam prontos a concorrer com ele.