Pesquisas

09/02/2021 — No momento, o ex-juiz Sérgio Moro é único nome capaz de bater Jair Bolsonaro no segundo turno da disputa presidencial em 2022. Ele aparece na pesquisa XP-Ipespe com 36% da intenção de votos, quatro a mais do que presidente, que encolheu de 33%, no mês passado, para 32% na rodada de fevereiro. No cenário de primeiro turno, a rodada de fevereiro mostra que Bolsonaro segue à frente na corrida com 28%, mesmo número do levantamento de janeiro. Ele é seguido pelo Moro (12%), Fernando Haddad (12%) e Ciro Gomes (11%). Nas simulações de segundo turno, Bolsonaro perde para o Moro, mas segue na frente dos demais concorrentes: Ciro (39% a 37%), Luciano Huck (37% a 33%), João Doria (37% a 30%), Haddad (41% a 36%) e Guilherme Boulos (42% a 31%). A XP-Ipespe ouviu mil pessoas nos dias 2, 3 e 4.

sergio moro 20160926Sérgio
Moro

SÉRGIO FERNANDO MORO nasceu em 1972 na cidade de Maringá, Paraná. Filho de um professor de geografia, graduou-se em direito na Universidade Estadual de Maringá em 1995. Fez curso de extensão na Universidade de Harvard, Estados Unidos e participou de estudos sobre lavagem de dinheiro, promovidos pelo departamento de estado norte-americano. Obteve o mestrado e o doutorado em direito na Universidade Federal do Paraná. Ingressou na magistratura federal em 1998, tornando-se, mais tarde, titular da 13.ª Vara Criminal de Curitiba. Foi nessa condição que iniciou, em 2013, o processo da Operação Lava-Jato, destinado a desvendar os crimes de corrupção engendrados por agentes políticos e empresas contra a Petrobras. Tem três livros publicados, com destaque para o “Crime de Lavagem de Dinheiro”, laçado pela Editora Saraiva em 2010.

sergio-moro le-mondeJornal Le Monde
17/12/2015 — A edição do jornal francês Le Monde comparou o juiz federal Sergio Moro a Eliot Ness, o incorruptível agente federal americano, célebre pela prisão do bandido Al Capone na década de 1930 e herói da série e do filme “Os Intocáveis”. O juiz paranaense é descrito pela repórter Claire Gatinois como um “pequeno juiz de província”, “odiado e temido por políticos” e “idolatrado pelos cidadãos brasileiros”. Ilustrado por um Moro Redentor, o perfil diz que, embora se sinta uma “voz pregando no deserto”, o juiz da Lava-Jato sabe que está diante do caso judicial de sua vida e “faz tremer os caciques da política em Brasília e os alto executivos de São Paulo”.

veja 20151230 moroEstrela Da Veja
27/12/2015 — A estrela da capa da revista Veja é o juiz federal Sérgio Moro, que preside o processo da Operação Lava-Jato. A edição faz uma retrospectiva dos fatos mais importantes do ano e chega à conclusão de que a atuação do magistrado paranaense “salvou o ano”. A notoriedade do juiz levou os editores da revista a solicitar uma reportagem sobre a sua vida ao experiente jornalista André Petry. Em nove páginas, é feito um perfil, no qual fica-se sabendo que o mundo discreto do Sérgio Moro começou a virar pelo avesso em 11 de junho de 2013. Era uma quinta-feira. O país debatia as ações dos black blocs. Instalado em seu gabinete em Curitiba, ele autorizou a Polícia Federal a escuta telefônica e telemática de um obscuro doleiro. Daí por diante... Clique AQUI.

sergio-moro aq16Americas Quartely
02/02/2016 — O juiz federal Sérgio Moro, da Operação Lava Jato, é o destaque na capa da revista Americas Quarterly, principal publicação sobre política, negócios e cultura da América Latina. Na primeira edição de 2016, inspirada no clássico do cinema nos anos 1980 — “Os Caça-Fantasmas” — ele é retratado como caça-corruptos. A publicação listou o que considera como os principais cinco caça-corruptos da América Latina. A procuradora-geral da Guatemala, Thelma Aldana, faz companhia, na lista, ao juiz paranaense, juntamente como promotor colombiano Iván Velásquez, o juiz peruano José Ugaz e a ativista mexicana Viridiana Rios. A revista traça um perfil dos cinco eleitos, que foramconvidados para um evento em Nova York, Estados Unidos.

sergio-moro caricaturaRevista Fortune
25/03/2016 — O juiz federal Sergio Moro, responsável pelos processos da Operação Lava-Jato na primeira instância, ocupa a 13.ª posição do ranking dos 50 maiores líderes mundiais, lista feita pela revista americana Fortune. O juiz paranaense aparece à frente do Bono Vox, vocalista do U2, e dos astros do basquete da NBA Stephen Curry e Steve Kerr, que aparecem empatados no 15.º lugar. A lista é liderada pelo fundador da Amazon, Jeff Bezos. O segundo lugar é da líder alemã, Angela Merkel, seguida da Aung San Suu Kyi, ganhadora do Prêmio Nobel da Paz e ministra das relações exteriores de Mianmar. O papa Francisco figura no 4.º lugar do ranking, seguido do Tim Cook, diretor-geral da Apple. Mauricio Macri, presidente da Argentina, ocupa o 26.º lugar.

Entre Os 100
21/04/2016 — O juiz Sérgio Moro, que conduz os processos da Operação Lava-Jato, aparece na lista das 100 pessoas mais influentes do mundo da revista americana Time. Ele é o único brasileiro a marcar presença na tradicional relação na categoria “líderes”. Divide espaço com outras personalidades do naipe do presidente norte-americano Barak Obama, do presidente russo Vladimir Putin e da chanceler alemã Ângela Merkel. A apresentação do brasileiro, intitulada “Limpando a Corrupção” é escrita pelo Bryan Walsh, editor de internacional da publicação americana. Ele ressalta que o nome do juiz federal é entoado nas ruas “como se ele fosse um jogador de futebol”. No ano passado, o brasileiro da lista foi o surfista Gabriel Medina.

sergio-moroO Homem Na Veja
13/05/2016 — A grande notoriedade conseguida pelo juiz federal Sérgio Moro ao longo da Operação Lava-Jato levou vários especialistas a se debruçarem sobre o passado do magistrado paranaense. É o caso do livro “Sérgio Moro — A História do Homem Por Trás da Operação Que Mudou o Brasil”, de autoria da jornalista Joice Hasselman. Lançada pela editora Universo dos Livros, a obra pretende explicar as motivações que levaram o juiz a jogar duro com os maiores empreiteiros do país, levando vários deles para a cadeia. A autora esclarece, entretanto, que o escândalo do petrolão não é o primeiro a contar com o trabalho do juiz. Na época do Fernando Henrique, ele atuou no famoso caso do Banestado. Na era Lula, esteve nas investigações do mensalão

Lista Dos Cinquenta
22/06/2016 — O juiz federal Sergio Moro, sob cuja jurisdição está a Operação Lava-Jato, foi colocado na lista das cinquenta personalidades mais influentes do mundo, publicada pela revista americana Bloomberg. No ranking, o magistrado paranaense aparece na décima posição, à frente do cofundador e presidente do Facebook, Mark Zukerberg, do presidente da Rússia, Vladimir Putin, e do fundador do conglomerado de empresas chinesas Alibaba, Jack Ma. Os três primeiros da lista são, na ordem, a primeira-ministra britânica Theresa May e os candidatos à presidência dos Estados Unidos, Donald Trump e Hilary Clinton. Moro já tinha aparecido como o único brasileiro entre as  cem personalidades mais influentes de 2016, na lista elaborada pela revista Time.

Ministério
07/11/2018 — De acordo com levantamento do instituto Paraná Pesquisas82,6% dos brasileiros consideram que o juiz Sérgio Moro foi a escolha certa para liderar o Ministério da Justiça nos próximos quatro anos, conforme anunciou o presidente eleito Jair Bolsonaro. O juiz era responsável pelos processos da Operação Lava-Jato na primeira instância em Curitiba. Ele comandou a 13.ª Vara Federal de Curitiba, responsável pelo julgamento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no caso do tríplex do Guarujá. Para assumir o cargo de ministro, o magistrado deverá deixar a magistratura. Segundo a pesquisa, apenas 14,6% dos entrevistados consideraram errada a decisão do Sérgio Moro em aceitar a indicação. O levantamento ouviu 2.020 pessoas em 174 municípios de 26 estados e do Distrito Federal.


 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados