dilma-pobreza1A enganação política

06/11/2014 — O número de indivíduos em situação de miséria no Brasil subiu pela primeira vez em dez anos. Em 2013, a população abaixo da linha de extrema pobreza aumentou 3,68%, a primeira alta desde 2003. Os dados foram divulgados pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). O órgão não apresentou nenhum estudo. Apenas atualizou as estatísticas na plataforma de dados Ipeadata em outubro. O total de pessoas que vivem na extrema pobreza passou de 10.081.225, em 2012, para 10.452.383 no ano passado. A proporção de extremamente pobres subiu de 5,29% para 5,50%, também a primeira alta desde 2003.

Para definir a extrema pobreza, o Ipea considera os critérios da Organização Mundial de Saúde (OMS) e da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO). Os dois organismos baseiam-se em uma estimativa do valor de uma cesta de alimentos com o mínimo de calorias necessárias para suprir adequadamente uma pessoa. Com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o levantamento do Ipea define diferentes valores para a linha de extrema pobreza em 24 regiões do país. Esses dados já estavam disponíveis antes das eleições, mas a presidente Dilma Rousseff proibiu a divulgação. Os eleitores dela devem estar muito satisfeitos com isso.

Estoura mais um escândalo do PT
26/09/2014 — A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (25/09/2014) a “Operação Frota”, com o objetivo de investigar uma fraude cometida em 2013 em licitação do Ministério da Saúde. Na ocasião, a pasta era chefiada por Alexandre Padilha, hoje candidato do PT ao governo de São Paulo. Agentes cumprem dezesseis mandados de busca e apreensão — quatro em Salvador e doze em Brasília — nas sedes e escritórios de empresas envolvidas na licitação. A operação se dá em parceria com o Ministério Público Federal e a Controladoria Geral da União. A fraude investigada ocorreu na Secretaria Especial de Saúde Indígena. Segundo a PF, em um pregão para a locação de veículos constavam apenas empresas de um mesmo núcleo familiar — todas sediadas em Brasília. Os preços também estão superfaturados.

w-pinheiro1PT — Partido dos Trapaceiros
21/09/2014 — A imprensa nacional divulgou mais um grande caso de corrupção envolvendo membros do Partido dos Trabalhadores (PT). Agora, o escândalo está centralizado na Bahia, onde o senador Walter Pinheiro está sendo acusado de desviar recursos do Fundo de Combate à Pobreza para a sua campanha. O dinheiro era direcionado para o Instituto Brasil, uma ONG criada pelos petistas para desviar recursos públicos, e, de lá, ia direto para a campanha do político. Confrontado, Walter Pinheiro negou as acusações, diz que foi enganado e culpou o partido. De acordo com a denunciante, Dalva Sele, presidente do instituto, “foram vários milhões de reais”. A Procuradoria da República abriu procedimento para apurar o caso.

lula-poderoso1Pagou para tirar Lula
15/09/2014 — O Partido dos Trabalhadores pagou ao grupo de criminosos que assaltou os cofres da Petrobras para que eles não envolvessem o nome do ex-presidente Lula da Silva no escândalo. A denúncia está estampada em reportagem da revista Veja desta semana. A publicação dá nome aos bois, baseada em documentos que estão na posse da Polícia Federal. São citados nominalmente o chantagista Enivaldo Quadrado e os operadores Ronan Maria Pinto, José Carlos Bumlai e Guilherme Estrella. Eles teriam feito triangulações para “arrancar” seis milhões de dólares da Petrobras. Esse dinheiro teria sido usado para “calar” os chantagistas. As atuais revelações “batem” com um depoimento dado por Marcos Valério ao Ministério Público Federal em setembro de 2012.

inflacao in2A incompetência e a inflação
13/01/2014 — Em dezembro, a inflação teve a maior alta mensal em dez anos e fechou 2013 em 5,91%, destacou a grande imprensa no sábado (11/01/2014). O índice oficial (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) frustrou a equipe econômica. A inflação de dezembro foi de 0,92%, o que efetivamente não estava nos planos. Com o resultado, a inflação ficou acima da meta estabelecida pelo quarto ano consecutivo. A alta de dezembro foi puxada pelo aumento nos preços dos combustíveis e das passagens aéreas. O IBGE, entretanto, chamou a atenção também para o grupo da alimentação e das bebidas. Isoladamente, os itens de maio impacto no IPCA anual foram: refeição fora de casa, aluguel residencial e empregado doméstico.

dilma-raul110/01/2014
Os afagos do PT em Cuba
A revista Veja denunciou esta semana que o governo brasileiro investiu mais em Cuba do que no Brasil, na questão dos portos. Enquanto os terminais brasileiros — principalmente o de Santos — não atendem à demanda, a ilha caribenha vai inaugurar um novinho, feito com investimentos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social. De acordo com a matéria, assinada pelo jornalista Leonardo Coutinho, o governo do PT colocou 227,4 milhões de dólares (mais de R$ 543 milhões) na estrutura portuária do país do Fidel Castro. Por outro lado, os investimentos nos portos brasileiros somam até agora apenas 15,5 milhões de dólares (cerca de R$ 37 milhões) — 6,8% do total liberado para Cuba. Veja teve como fontes dados da organização Contas Abertas, do Siafi e do Ipea.


 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados