Imprimir
Categoria: Políticos Brasileiros
Acessos: 2896

01Osvaldo
Aranha

OSVALDO EUCLIDES DE SOUZA ARANHA nasceu no dia 15 de fevereiro de 1894 na cidade de Alegrete, Estado Rio Grande do Sul. Morreu no dia 27 de janeiro de 1960 na cidade do Rio de Janeiro. Formou-se bacharel na Faculdade de Direito do Rio de Janeiro. Após, transferiu-se para cidade de Uruguaiana no Rio Grande do Sul para exercer a advocacia. Na década de 1920 filiou-se ao Partido Republicano, tornando-se intendente (prefeito) da cidade natal.

Em 1923 foi nomeado subchefe de polícia de Porto Alegre e comandou as forças governamentais de repressão da Revolução Federalista. Em 1928, convidado pelo então governador do Rio Grande do Sul, Getúlio Vargas, passou a exercer o cargo de secretário do Interior e da Justiça do estado. Participou ativamente da conspiração que resultaria na Revolução de 1930. Instalado o governo provisório da revolução, assumiu os ministérios da Fazenda, do Interior e da Justiça.

Em 1934 foi nomeado embaixador do Brasil nos Estados UnidosOcupou esse cargo ocupou até 1937. Com o advento do Estado Novo, tornou-se ministro das Relações Exteriores. Nesta condição, chefiou a delegação brasileira e presidiu a primeira sessão especial da Assembleia Geral da ONU em 1947 na cidade de Nova York. Em 1944, deixou o governo do conterrâneo Getúlio Vargas. Voltou à política nacional somente em 1953. Convidado pelo então presidente Juscelino Kubtscheck, assumiu o cargo de ministro da Fazenda, onde ficou até 1954. Devotava um ódio incomum aos paulistas, a quem acusava em escritos na imprensa de subjugarem economicamente os demais estados.