ft1Greca

RAFAEL VALDOMIRO GRECA DE MACEDO nasceu no dia dezessete de março de 1956, na cidade de Curitiba, ParanáAlém de político, é economista, engenheiro, urbanista, poeta e historiador. Formou-se em Economia na Fundação de Estudos Sociais do Paraná, em 1977, e em Engenharia Civil, com especialização em Urbanismo, na Universidade Federal do Paraná, em 1978.

Depois de um mandato de vereador, elegeu-se prefeito de sua cidade natal para o mandato de 1993-1997. Saiu do cargo com um alto índice de aprovação. Em 1998, foi o deputado federal mais votado do seu estado, com 226,6 mil votos. Ficou na Câmara dos Deputados por pouco tempo. Em 1999, foi chamado para assumir o Ministério do Turismo, cargo que ocupou até maio de 2000. Em perfil publicado em fevereiro de 1999, a revista Veja afirmou que o então ministro do Turismo não viajava pelo Brasil desde criança.

Mas tinha ido à Itália por mais de quarenta vezes. Embora inexperiente, tornou-se logo a mais atraente figura do governo. Segundo os interlocutores, era impossível ficar ao seu lado sem se divertir. Com 140 quilos de peso, ele marcou pela extroversão e pela memória fora do comum. Com trânsito junto à classe artística, investiu muito na utilização da imagem de atores, cantores, escritores, etc. para promover o turismo no país. Renunciou ao cargo quando foi acusado pelo Ministério Público Federal de participação num esquema de bingos e caça-níqueis. Foi finalmente inocentado pela justiça em 2002. Voltou a se eleger prefeito de Curitiba em 2016. Reelegeu-se em 2020.


 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados