delcidio-amaral lula1Delcídio Amaral

10/05/2016 — Preso por tentar obstruir as investigações da Operação Lava-Jato em novembro de 2015, o senador Delcídio do Amaral teve o mandato cassado pelo Senado Federal por quebra de decoro parlamentar. A cassação foi construída com 74 votos favoráveis. Nenhum senador se atreveu a votar contra e houve uma abstenção. A decisão do plenário aconteceu cinco meses depois de o PPS e a Rede Solidariedade ingressarem com uma representação contra o agora ex-senador no Conselho de Ética, cujo relator, Telmário Mota (PDT-RR), recomendou, em seu parecer, a cassação. Com a perda do mandato e sem foro privilegiado, o ex-líder do governo Dilma Rousseff fica inelegível por oito anos e terá o seu processo penal remetido para o juiz federal Sergio Moro, que conduz o caso na primeira instância em Curitiba.

1202 delcidio-do-amaralA Testemunha Fatal Contra o PT
10/11/2015 — Nos últimos doze anos, o senador Delcídio Amaral acompanhou de dentro o lado sombrio dos governos petistas. Viu o nascimento de esquemas de corrupção, seus desdobramentos financeiros e eleitorais, participou dos esforços para debelá-los e, agora, pode apontar com precisão quem são os mentores e beneficiários. Esse é o texto de introdução da matéria de capa da Veja desta semana, escrito pelos jornalistas Daniel Pereira e Rodrigo Rangel. São oito páginas de informação e análise do que poderá ocorrer a partir da prisão do senador, no âmbito da Operação Lava-Jato. Nos meios políticos, a expectativa é grande quanto ao rumo que o político do Mato Grosso do Sul vai dar aos seus depoimentos. Clique AQUI para saber mais.

delcidio-amaral15aPrisão Decidida Pelo STF
25/11/2015 — O senador Delcídio Amaral, do PT do Mato Grosso do Sul, foi preso na manhã desta quarta-feira pela Polícia Federal. A operação foi autorizada pelo Supremo Tribunal Federal, depois que o Ministério Público apresentou evidências de que o político tentava conturbar as investigações da Operação Lava-Jato. O sul-matogrossense havia sido citado pelo ex-diretor da Petrobras, Nestor Cerveró, como participante do esquema de desvio de recursos na compra da refinaria de Pasadena, Estados Unidos. O senador teria oferecido uma possibilidade fuga ao denunciante em troca da não aderência ao acordo de delação premiada.

A conversa foi gravada pelo filho de Cerveró. É a primeira vez que um senador, no exercício do cargo, é preso. A constituição só permite a prisão de um parlamentar em flagrante delito. No crime de obstrução de investigação, porém, o crime é considerado “permanente”. Esse é um dos poucos motivos que levam a justiça a autorizar a prisão preventiva de réu ainda sem julgamento. Também foram presos o banqueiro André Esteves, do Banco BTG Pactual, que seria o financiador do esquema de fuga e pagamento. No mesmo dia, o Senado Federal convalidou a decisão do Supremo Tribunal Federal e iniciou, no conselho de ética, o processo de cassação do mandato. ATUALIZAÇÃO: O senador foi libertado no dia 19/02/2016 porque o ministro Teori Zavascki entendeu que ele não representa mais perigo para as investigações. No dia 22/02/2016, reassumiu o cargo no Senado Federal.

Delcídio do Amaral Gómez nasceu no dia 8 de fevereiro de 1955, na cidade de Corumbá, Mato Grosso do Sul. É graduado em Engenharia Elétrica. Participou da construção e montagem da Usina de Tucuruí, no Pará. Depois de viver dois anos na Europa, voltou para o Brasil e passou a ocupar uma das diretorias da Eletrosul. Em 1994, foi nomeado para a secretaria executiva do Ministério das Minas e Energia. Entre 2000 e 2001, dirigiu o setor de gás e energia da Petrobras. Aproximou-se politicamente do Partido dos Trabalhadores e, em 2002, foi eleito senador, reelegendo-se em 2010 para o período 2011-2018. Tentou duas vezes o cargo de governador do seu estado, mas foi derrotado nas eleições de 2006 e 2014. Em 2015, foi escolhido líder do governo Dilma Rousseff no Congresso Nacional.


 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados