borges-de-medeiros1Borges de Medeiros

ANTÔNIO AUGUSTO BORGES DE MEDEIROS nasceu no dia 19 de novembro de 1864, na cidade de Caçapava, Rio Grande do Sul. Morreu no dia 25 de abril de 1961, na cidade de Porto Alegre. Seu pai, membro do Ministério Público, constantemente mudava de estado. Por isso, fez os primeiros estudos na cidade de Pouso Alegre, Minas Gerais. Completou o curso preparatório no seu estado entre 1878 e 1880. Em 1881, seguiu para São Paulo, matriculando-se na Faculdade de Direito do Largo do São Francisco.

Transferiu, depois, o curso para Pernambuco, bacharelando-se na Faculdade de Direito do Recife. De volta ao Rio Grande do Sul, passou a advogar na cidade de Cachoeira, ingressando também no Partido Republicano Rio-Grandense. Proclamada a república, foi eleito para a Assembleia Nacional Constituinte. Em 1892, quando da organização do Superior Tribunal de Justiça do estado gaúcho, foi escolhido para desembargador. Renunciou, porém, ao cargo por considerá-lo incompatível com a sua atividade política. Em 1898, assumiu pela primeira vez a presidência do Rio Grande do Sul.

Realizou importante administração, deixando, inclusive, um código de processo penal, de sua autoria. Com a morte do Júlio de Castilhos, em 1903, assumiu o posto de chefe do Partido Republicano. Voltou à presidência do estado em 1913. Governou, ainda, no período de 1918 a 1923, mas, nesse período, enfrentou forte oposição. A situação descambou para o levante armado, liderado pelo Assis Brasil. Apoiou a Revolução de 1930 e, embora formalmente afastado da política, aderiu também à Revolução Constitucionalista de 1932. Depois do movimento, opondo-se ao governo federal, elegeu-se depudado à Assembleia Nacional Constituinte. No ano seguinte, foi candidato à presidência da república, em eleição indireta no Congresso Nacional. Obteve 59 votos contra 174 do Getúlio Vargas.


 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados