Imprimir
Categoria: Políticos Mineiros
Acessos: 3994

antonio-carlos1Antônio Carlos

ANTÔNIO CARLOS RIBEIRO DE ANDRADA e SILVA nasceu no dia 5 de setembro de 1870, na cidade de Barbacena, Minas Gerais. Morreu no dia 1.º de janeiro de 1946, na cidade do Rio de Janeiro.

Pertence à terceira geração dos Andradas, cujo principal líder foi José Bonifácio de Andrada e Silva. Era neto de Martim Francisco Ribeiro de Andrada e sobrinho de José Bonifácio, o Moço. O ramo mineiro da família se deu em virtude do casamento de seu pai com Adelaide Feliciana Lima Duarte, irmã do Visconde de Lima Duarte e descendente do inconfidente José Aires Gomes. Esse casamento forçou o pai a se mudar de São Paulo para Barbacena.

Formado em Direito, começou a vida pública como promotor público em Ubá, Minas Gerais. Foi professor de história geral e de direito comercial na Academia de Comércio de Juiz de Fora (1894 - 1898). Enveredou-se também pelo jornalismo, como colaborador e depois proprietário do Jornal do Comércio de Juiz de Fora. Fundou ainda o Diário Mercantil (1912) naquela cidade. Sua carreira política começou com a eleição para vereador em Juiz de Fora. Em 1905, elegeu-se prefeito de Belo Horizonte e, mais tarde, senador estadual.

Em 1911, iniciou a carreira na política federal elegendo-se para a Câmara dos Deputados, tornando-se líder do governo do presidente Venceslau Brás. Em 1917, deixou a Câmara Federal para ser ministro da Fazenda, cargo que ocupou até 1918. Retornando à Câmara, exerceu novamente a liderança da maioria no período da presidência de Artur Bernardes. Em 1925 ocupou o cargo de senador da República. Foi presidente do estado de Minas Gerais, entre 1926-1930. Por sua iniciativa, foi instituído no estado o instituto do voto secreto. Foi o principal articulador e organizador da Aliança Liberal e um dos líderes da Revolução de 1930. Naquele contexto disse em discurso, ainda em 1929: “Façamos a revolução pelo voto antes que o povo a faça pelas armas”.