a-bernardes1Artur Bernardes

ARTUR DA SILVA BERNARDES nasceu no dia oito de agosto de 1875, na cidade de Viçosa, Minas Gerais. Morreu no dia 23 de março de 1955, na cidade do Rio de Janeiro. De família modesta, estudou inicialmente no Colégio Caraça, ingressando depois nas faculdades de direito de Ouro Preto e de São Paulo, onde se formou em 1900. Começou a carreira política na sua cidade natal ao ser eleito vereador em 1906. No ano seguinte elegeu-se deputado estadual. Dedicou-se também ao jornalismo. Nessa carreira, foi redator-chefe do jornal A Cidade de Viçosa. Em 1909, elegeu-se deputado federal.

Um ano depois passou a ocupar o cargo de secretário de finanças do Estado das Minas GeraisApós agitadíssima campanha eleitoral, acirrada pela oposição chamada “Reação Republicana”, elegeu-se presidente da república para o período de 1922 a 1926. O movimento revolucionário de cinco de junho de 1924, que deu origem à marcha da “Coluna Prestes”, colocou o governo em situação de perigo e instabilidade. Sob o seu governo, o Brasil se retirou da Liga das Nações em 1926. Promoveu a única reforma da Constituição de 1891, mudança promulgada em setembro de 1926. Ela alterava principalmente as condições para se estabelecer o estado de sítio no Brasil. Após deixar o governo, foi eleito senador pelas Minas Gerais.

Nesta condição, participou da revolta que marcaria o fim da Primeira República, apoiando a Aliança LiberalEm 1932, pondo-se solidário com a Revolução Constitucionalista de São Paulo, foi preso e exilado para Portugal. Promulgada a Constituição de 1934, conseguiu a anistia. Voltou, assim, ao país e assumiu a presidência do Partido Republicano Mineiro. Eleito em 1935, exerceu o cargo de deputado federal até 1937, quando o golpe do Estado Novo dissolveu o Poder Legislativo. Em 1946, participou da Assembleia Nacional Constituinte. Quatro anos depois elegeu-se suplente de deputado federal, retomando a titularidade da cadeira em 1954. É considerado o pioneiro da siderurgia em Minas Gerais e sempre se bateu pela ideologia nacionalista e de defesa dos recursos naturais do país. Fundou a Escola Superior de Agricultura e Veterinária na cidade natal, que viria depois a se tornar a Universidade Federal de Viçosa.


 

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados