bernardino de campos pg1Bernardino de Campos

BERNARDINO JOSÉ DE CAMPOS JÚNIOR nasceu no dia 06 de setembro de 1841, na cidade de Pouso Alegre, Estado das Minas Gerais. Morreu no dia 18 de janeiro de 1915, na cidade de São Paulo. Embora nascido nas Minas Gerais, fez toda a carreira política em São Paulo. Bacharel em Ciências Jurídicas, exerceu a advocacia e se tornou um defensor das causas republicanas.

Membro da Assembleia Provincial em 1888, após a proclamação da República se tornou o primeiro chefe de polícia em São Paulo. Deputado e presidente do Congresso Constituinte do Estado, opôs-se à dissolução do parlamento e ao governo do presidente Deodoro da Fonseca. Entre 1891 e 1892 ocupou o cargo de presidente da Câmara dos Deputados. Em 1892, foi eleito governador do Estado de São Paulo. Em sua gestão, realizou melhorias no ensino, na higiene pública e renovou o Poder Judiciário.

No governo do presidente Prudente de Morais, foi convidado a ocupar o Ministério da Fazenda, ficando no cargo até 1898. Em 1897 acumulou os cargos de ministro da Justiça e de ministro dos Negócios Interiores. Em 1898, elegeu-se senador por São Paulo. Eleito, voltou ao cargo de governador em 1902. Escolhido para candidato à presidência da República para as eleições de 1906, cedeu a candidatura ao Afonso Pena. Foi presidente da comissão diretora do Partido Republicano Paulista. Em 1914 recebeu o título de general honorário do Exército Brasileiro. Em sua homenagem, foi fundada, em 1923, a cidade de Bernardino de Campos, situada no oeste do Estado de São Paulo, mesorregião de Ourinhos.


 

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados