jose-bonifacio in1José Bonifácio

JOSÉ BONIFÁCIO DE ANDRADA E SILVA nasceu no dia 13 de junho de 1763, na cidade de Santos, São Paulo. Morreu no dia 6 de abril de 1838, na cidade de Niterói, Rio de Janeiro.

Estudou Direito, Filosofia e Matemática na Universidade de Coimbra, Portugal. Depois de várias viagens pela Europa, retornou a Portugal, em 1800, recebeu o título de doutor em Filosofia e o posto de professor em Coimbra. De volta ao Brasil, iniciou sua carreira política como vice-presidente da junta governativa de São Paulo. Quando Dom Pedro I se viu pressionado pelos cortes portuguesas para que retornasse a Portugal, chefiou uma comissão para pedir ao príncipe que permanecesse no Brasil. Deputado à Assembleia Constituinte de 1823, foi preso e deportado para a França, quando a mesma foi dissolvida. Em solo francês, estabeleceu-se na localidade de Bordéus, onde retomou suas atividades científicas e literárias.

Por seus trabalhos sobre Geologia desenvolvidos na época, é considerado também o “pai” desta ciência no Brasil. Estudou e classificou uma variedade de granada ferrífera, que, em sua homenagem, é denominada “andradita”. De volta novamente ao Brasil, em 1829, reaproximou-se do imperador Dom Pedro I, que o designou tutor do futuro imperador Dom Pedro II, quando da abdicação, em 1831. Vítima de perseguições políticas, foi destituído da tutela em 1833, ficando em prisão domiciliar em razão de um processo por conspiração e perturbação da ordem pública. Terminado o processo, em 1835, retirou-se definitivamente da vida pública. No Segundo Reinado, formou com os irmãos Andrada Machado e Martim Francisco a trinca dos políticos mais influentes do país.

 

 


© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados