george canningGeorge Canning

GEORGE CANNING nasceu no dia 11 de abril de 1770, na cidade de Londres, capital da Inglaterra, Reino Unido. Morreu no dia 08 de agosto de 1827, na cidade de Chiswick. Fez os estudos primários e secundários no Eton College, o mais importante da capital inglesa. Graduou-se, depois, na Universidade de Oxford. No início dos anos de 1790, embora pertencente ao Partido Whig, de linha liberal, aproximou-se do Partido Tori, de linha conservadora. Membro da Câmara dos Comuns em 1794, foi nomeado, dois anos depois, subsecretário de estado, ficando no cargo até 1801.

No interregno, em 1798, defendeu a moção conhecida por “Wilberforce”, a qual determinava a abolição do tráfico de escravos. Em 1800, passou para a oposição, mas, com a restauração promovida pelo primeiro-ministro William Pitt, do Partido Tori, foi chamado para ocupar o Ministério dos Negócios Estrangeiros. Seguiu com o cargo no mandato do primeiro-ministro William Cavendish, entre 1807 e 1808. Apoiou, então, a resistência espanhola à invasão francesa, capitaneada pelo Napoleão Bonaparte. Também foi responsável, em 1807, pelo bombardeiro da cidade de Copenhague, com a finalidade de capturar a frota dinamarquesa, prestes a cair nas mãos do líder francês.

Em 1808, após um duelo, por motivos políticos, com o Lorde Castlereagh, teve de sair do governo, sendo o ministério dissolvido em decorrência da morte, por suicídio, do oponente. Reeleito pela cidade de Liverpool em quatro legislaturas, entre 1812 e 1820, foi nomeado embaixador extraordinário para servir em Portugal, permanecendo no cargo por dois anos. De volta à Inglaterra, combateu a reforma parlamentar. Depois, nomeado governador-geral da Índia, não chegou a tomar posse, pois foi convocado para assumir, novamente, o Ministério dos Negócios Estrangeiros. Agora como ministro, tomou posição contrária à política da Santa Aliança, tratado assinado com a França e a Rússia. A contrariedade se referia ao reconhecimento das novas repúblicas da América Latina. Em 1827, foi alçado ao cargo de primeiro-ministro. Morreu no mesmo ano, não sem antes concluir as tratativas que levaram ao término da Santa Aliança.


 

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados