John Kennedy

johnkennedy in1JOHN FITZGERALD KENNEDY nasceu no dia 29 de maio de 1917 na localidade de Drookline, Estado do Massachusetts. Morreu no dia 22 de novembro de 1963 na cidade de Dallas, Estado do Texas, vítima de assassinato.

Filho de uma família católica de origem irlandesa, muito unida, e que enriquecera nos Estados Unidos desde a segunda metade do século XIX. Seu pai era Joseph Kennedy, casado com Rose, filha do prefeito de Boston, John Fitzgerald. Joseph tornou-se grande acionista e presidente do Banco de Boston. O filho estudou no Colégio Choats, um dos mais caros do país, e na Universidade de Harvard, onde se diplomou em Ciências Políticas, em 1940. Com o início da Segunda Guerra Mundial, apresentou-se ao Exército para alistar-se, mas foi recusado por causa de uma lesão na espinha dorsal, resultado de um acidente esportivo na universidade. Submeteu-se a um tratamento rigoroso e, curado, apresentou-se à Marinha, onde foi aceito.

Foi ferido quando os japoneses abalroaram a lancha torpedeira que comandava, mas conseguiu salvar a vida de seus três tripulantes. Foi condecorado pela Marinha e pelos Fuzileiros Navais. No fim da guerra, dedicou-se ao jornalismo e fez a cobertura de acontecimentos importantes, como a formação da Organização das Nações Unidas (ONU) e a Conferência de Postdam. O pai apostava na carreira política do filho mais velho, Joe, mas este morrera em ação durante a guerra. Assim, coube ao segundo filho tentar esse caminho. Candidatou-se, então, pelo Partido Democrata, a uma vaga de deputado federal por Massachusetts. Venceu e atuou na Câmara no período de 1946 a 1953, quando foi eleito para o Senado Federal.

johnkennedy in2Em 1954, casou-se com Jacqueline Lee Bouvier, pertencente a uma família aristocrática e rica de Nova York. No ano seguinte, licenciou-se do Senado para submeter-se a uma operação dorso-espinhal. Durante o período de recuperação, escreveu o livro Perfis de Coragem, com o qual ganhou o Prêmio Pulitzer de Literatura, em 1957. Em 1959, a família, entusiasmada com os êxitos da carreira pública do filho, decidiu que já era hora de ele candidatar-se a Presidente da República.

A campanha presidencial revestiu-se de características até então inéditas: a televisão foi intensamente utilizada, os aviões a jato substituíram os trens e foi introduzido o uso de pesquisas de opinião com a finalidade de captar os temas que mais sensibilizariam os eleitores. A campanha foi baseada no lema da Nova Fronteira, que deveria ser atingida nos setores educacionais e trabalhista, na assistência à velhice, na integração racial e na ajuda econômica aos países subdesenvolvidos. Nas eleições primárias, a máquina eleitoral dos Kennedys derrotou Hubert Humprhey e na convenção partidária afastou Lyndon Johnson, que viria a ser convidado para ser vice na chapa, como forma de agradar aos conservadores do partido.

johnkennedy in3Em novembro de 1960, conquistou a presidência ao vencer Richard Nixon por pequena diferença de votos. Obteve um total de 34.221.349 de votos contra 34.108.546 do candidato do Partido Republicano. Tornou-se assim o 35.º e o mais jovem presidente dos Estados Unidos. Foi também o primeiro católico a ocupar a Casa Branca. Tomou posse no dia 20 de janeiro de 1961 e governou até o dia 22 de novembro de 1963, quando foi assassinado por Lee Harvey Osvald, quando desfilava em carro aberto na cidade de Dallas, Texas.

Notas

• Em 1999, uma comissão de juízes fixou o valor do filme que registrou o atentado que matou o presidente norte-americano, em 1963. Os herdeiros de Abraham Zapruder, o alfaiate que registrou a cena com uma câmera de 8 milímetros, receberam 16 milhões de dólares. O pagamento foi uma compensação pela decisão que concedeu a guarda do material ao governo. Do registro constam 26 segundos de imagens, que mostram Kennedy levando as mãos ao peito após ser atingido pelo primeiro tiro e, instantes depois, um movimento brusco da cabeça do presidente, atingida pela segunda bala. O original do filme foi guardado num cofre refrigerado.

johnkennedy in4• Mais que uma herança política, o presidente norte-americano deixou um estilo de vida como legado. O glamour da família dura até os dias atuais e tornou-se uma referência cultural. Seu assassinato, em 1963, o transformou em ícone americano.

• Em 2002, o historiador Robert Dalleck teve acesso aos registros médicos do presidente. Descobriu que, ao contrário do que aparentava em público, Kennedy tinha sérios problemas de saúde. Sofria de colite (inflamação da parede intestinal), osteoporose, colesterol alto, diarréia crônica, inflamação da próstata e da uretra, além do Mal de Addison, uma insuficiência suprarrenal que provoca a destruição gradativa do sistema imunológico. Para combater tantos males, os médicos entupiam o presidente com vários tipos de drogas durante o dia. O estudo foi publicado na revista Atlantic Monthly, edição de dezembro de 2002.

• Em 2003, uma biografia de Kennedy revelou que ele tinha mantido um relacionamento sexual com uma ex-estagiária da Casa Branca, Marion Fahnestock. Aos 60 anos e quatro netos, ela confirmou o relacionamento em entrevista ao jornal Daily News. Ela conheceu o presidente numa visita à sede do governo um ano antes de iniciarem o relacionamento. No mesmo ano, outra biografia sobre a vida de Frank Sinatra, o autor George Jacobs, ex-assistente do cantor, conta que Kennedy frequentava a casa do artista para consumir cocaína.


 

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados