alberto-fujimori f2Alberto
Fujimori

ALBERTO KENYA FUJIMORI nasceu no dia 28 de julho de 1938, na cidade de Lima, Peru. Filho de imigrantes japoneses, graduou-se em engenharia agrônoma no início da década de 1950. Iniciou a carreira política anos depois, militando na sua cidade natal. Foi eleito presidente da república em julho de 1990. Teve que dar um “choque econômico” no país para recuperar a economia, estagnada desde a década de 1980. Em 1992, diante das dificuldades, dissolveu o Congresso Nacional, fechou o Poder Judiciário, o Ministério Público, o Tribunal Constitucional e o Conselho da Magistratura, com o apoio das Forças Armadas.

Em seguida, relaxou as regras para o setor privado e diminuiu o controle sobre os preços administrados. Em 2000, assolado por denúncias de corrupção, foi para o Japão, onde renunciou à presidência e pediu asilo político. Depois, foi para o Chile, de onde, em 2007, foi extraditado para o seu país. Julgado em 2009, foi condenado a 25  anos de prisão por violação dos direitos humanos enquanto esteve no poder. Na prisão, recebeu uma série de privilégios. Primeiramente, ficou numa cela especial de oitocentos metros quadrados. Mais à frente, através de negociações com o governo, foi-lhe uma área de 10 mil metros quadrados na Prisão de Barbadillo só para si. Em 2011, tentou voltar ao poder através da filha Keiko Fujimori, mas não logrou êxito.

alberto-fujimori f1Bucarán
22/01/1997 — O presidente Alberto Fujimori fechou o congresso em 1992 e reescreveu a constituição para possibilitar a própria reeleição em 1995. Seu único deslize foi permitir apenas dois mandatos, pois, agora, ele quer o terceiro. Não chega a ser um problema, visto que tem o judiciário na mão: na semana passada soube-se que o Tribunal Constitucional decidiu, por quatro votos contra três abstenções, que o atual mandato é o primeiro sob as novas regras. Fujimori também se deu bem noutro front: reaproximou-se do Equador, com o qual o Peru entrou em guerra fronteiriça em 1995. Ele recebeu a visita do presidente Abdala Bucaram, com o qual, fantasiado de inca, subiu a Cordilheira dos Andes para uma refeição típica (Veja).


 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados