Imprimir
Categoria: Políticos Fluminenses
Acessos: 2306

01Bocaiúva

QUINTINO ANTÔNIO FERREIRA DE SOUZA BOCAIÚVA nasceu no dia quatro de dezembro de 1836 na cidade de Itaguaí, Estado do Rio de Janeiro. Morreu no dia 11 de junho de 1912 na cidade do Rio de Janeiro. Além de político, foi jornalista e dramaturgo. Estudou na Faculdade de Direito de São Paulo, mas, por dificuldades financeiras, não chegou a se formar. Quanto estudante, colaborou no órgão estudantil “Acabaia” e fundou, com o Francisco Otaviano, o jornal “A Honra”.

O jornal professava princípios republicanos. Colaborou a seguir no jornal “O Ipiranga”, órgão do Partido Liberal. De volta ao Rio de Janeiro, trabalhou no “Diário do Rio de Janeiro” e depois no “Correio Mercantil”. Finda a Guerra do Paraguai, começou a propagar ideias antimonarquistas. Publicou o violento manifesto do primeiro número do jornal “A República”, em 1870. A seguir, fundou “O Globo” (1874) e dirigiu, a partir de 1884, o “O País”. No governo provisório da república, ocupou os postos de ministro das relações exteriores e da agricultura.

Como chanceler, tentou resolver o problema das missões, firmando um tratado com a Argentina. Entretanto, o documento não tinha condições de prosperar. Ao submetê-lo ao Congresso Nacional, ele próprio pediu para que fosse rejeitado. Em 1890, elegeu-se senador pelo Rio de Janeiro para participar da Assembleia Nacional Constituinte. No ano seguinte, após o golpe do Deodoro da Fonseca, esteve preso, acusado de conspirar contra o governo. Renunciou ao mandato, mas reelegeu-se em 1891. Ficou no cargo de senador até 1909. Na literatura, deixou textos não muito brilhantes para o teatro. Foi cognominado de “O Patriarca da República” e de “Príncipe dos Jornalistas Brasileiros”.