cronos1CronosSaturno

Filho do Urano (Céu) e Geia (Terra), é o mais jovem dos titãs. A pedido da mãe, mutilou o pai, cortando seus testículos, e ocupou o lugar dele no trono do universo. Esposou a titânia Cibele e, com ela, teve Héstia (Vesta para os romanos), Deméter (Ceres para os romanos), Hera (Juno para os romanos), Hades (Plutão para os romanos), Poseidon (Netuno para os romanos) e Zeus (Júpiter para os romanos). Como um oráculo lhe tivesse predito que seria destronado por um dos seus filhos, ele os devorava à medida em que nasciam. Entretanto, quando Zeus nasceu, a mãe o escondeu. No lugar do filho, deu ao marido uma pedra (Abadir), que ele devorou.

Mais tarde, Zeus lhe ofereceu uma droga, que o fez vomitar todos os filhos. Auxiliado pelos outros titãs, combateu o filho mais novo. Mas, ao fim de dez anos de intensos combates, foi destronado por Zeus e preso no Tártaro (região abaixo dos infernos). De acordo com uma variante romana da lenda, teria sido expulso do Olimpo, seguindo para a região da Itália, onde foi hospitaleiramente recebido por Jano (o primeiro deus romano) e assumido o nome de Saturno. Teria se instalado no Capitólio, onde teria fundado a cidade de Satúrnia. Prosseguindo a tarefa civilizadora de Jano, ensinou aos mortais o cultivo da vinha.

De acordo com outras tradições, reinou na África, na Sicília e em todo o mediterrâneo ocidental, durante a Idade do Ouro. Quando sobreveio a Idade de Bronze, com os homens se tornando maus, voltou para o Olimpo. A tradição órfica (religião de Orfeu) o apresenta reconciliado como filho Zeus, passando a habitar a ilha dos bem-aventurados. Em sua honra, realizavam-se, no fim de dezembro, as festas saturnálias. Durante as celebrações, invertiam-se as posições sociais: os escravos davam ordens aos senhores e estes serviam os escravos à mesa. Era representado munido de uma foice. Segundo os mitógrafos, também era o deus controlador do tempo. Daí, a origem da palavra cronômetro.

Clique AQUI para acessar o dicionário

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados