acestes1Acestes

Filho do deus fluvial Crimiso e da troiana Egesta. Hospedou Eneias e o ajudou a construir, sobre o Monte Érix, um monumento fúnebre a Aquises. É citado diversas vezes pelo poeta Virgílio na “Eneida”, sobretudo nos cantos I, V e IX. A saga conta a história do herói, que, após a derrota para os romanos na cidade de Troia, saiu em direção à Península Itálica, encontrando diversos obstáculos pelo caminho. Ao invés de seguir o seu líder, Acestes tomou a decisão de permanecer na Sicília, cujos habitantes o aceitaram como rei.

segesta1Fundou, então, no Noroeste da ilha, a cidade de Segesta. Muito mais tarde, esta cidade tomou o nome de Catalafimi-Segesta. Atualmente, pertence à Província de Trapani. Tem pouco mais de sete mil habitantes. Estende-se por uma área de 154 quilômetros quadrados. A densidade populacional é de 48 habitantes por quilômetro quadrado. Faz fronteira com as cidades de Alcamo, Buseto Palizzolo, Castellammare del Golfo, Gibellina, Monreale (PA), Salemi, Santa Ninfa e Trapani e Vita.

Referências
CRIMISO
— Deus fluvial da Sicília. Metamorfoseado em urso (ou em cão, numa outra tradição), uniu-se à troiana Egesta. Dessa união, nasceu Alcestes.

EGESTA — Filha do troiano Hípotes. Poupada de um sacrifício, foi enviada à Sicília, onde se uniu ao deus fluvial Crimiso. Dessa uniõ, nasceu Alcestes.

ENEIAS — Herói troiano, nascido da união da deusa Afrodite (Vênus para os romanos) com o mortal Anquises. Aos cinco anos, foi levado para a montanha e confiado às Ninfas e ao centauro Quirão, que se encarregaram da sua educação.

MONTE ÉRIX — Montanha da região ocidental da Sicília, distante três quilômetros da costa marítima. Na modernidade, recebeu o nome de Monte São Juliano. Em seu cume, havia um templo dedicado a Afrodite.

ANQUISES — Herói troiano, filho do Cápis e da Têmis. Foi amado pela Afrodite, com quem teve o filho Eneias. Morreu na cidade de Drépano, na Sicília, sendo sepultado no Monte Érix, onde havia um templo dedicado à sua amada.

VIRGÍLIO — Poeta romano, um dos maiores da Antiguidade. Escreveu o poema épico “Eneida”a pedido do imperador Otávio Augusto. Na obra conta a trajetória do herói Eneias em direção à Península Itália, depois da derrota na Guerra de Troia.


 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados