27/09/2021 — Está nas livrarias a obra “Mitologia Nórdica”, escrita pela folclorista americana Hèlene Guerber. A autora apresenta um extenso elenco de seres mitológicos e heróis, conduzindo as narrativa, as intrigas e as aventuras com a destreza de quem detém amplo conhecimento sobre o assunto. Mais do que um acervo de narrativas e curiosidades, o livro é uma fonte para o leitor conhecer um pouco mais a sociedade escandinava da Era Viking. São alinhavadas as práticas religiosas, a compreensão dos fenômenos da natureza e as condutas morais que pautavam a vida social daqueles povos. Por causa do cinema, a série “Os Vingadores” por exemplo, o mitos mais conhecidos da mitologia nórdica são o Thor, o Loki e o Odin, deuses primordiais do Reino de Asgaard.
ODIN — É considerado o deus principal do clã dos deuses Aesir, o clã mais importante da mitologia nórdica e das crenças das religiões neopagãs germânicas. Também é conhecido como o “Pai de Todos”. O papel dele, como o de muitos deuses nórdicos, manifestava-se complexo. Era o deus da sabedoria, da guerra e da morte, embora também, em menor escala, o deus da magia, da poesia, da profecia, da vitória e da caça. A adoração ao Odin vinha principalmente das classes sociais superiores. O deus morava no Reino de Asgard, de onde podia observar tudo o que acontecia nos nove mundos controlados por ele. Na Mitologia Grega, é correspondente ao deus supremo Zeus. Na Mitologia Romana corresponde ao Júpiter.
THOR — É filho do Odin, o deus supremo de Asgard, e da Jord, a deusa de Midgard. É o deus dos trovões e da guerra. Nas batalhas, usa como arma o martelo Mjolnir. Também tem o cinto Megingjord, que lhe dobra a força. Está associado aos trovões, aos relâmpagos, às tempestades, às árvores de carvalho, à força e à proteção da humanidade. Tornou-se na antiguidade o deus mais popular da Mitologia Nórdica, com extensão também aos territórios germânicos. Era representado por uma estatura muito alta. Na série de filmes “Vingadores” foi vivido pelo ator australiano Chris Hemsworth (1m90cm de altura). Na Mitologia Grega, é correspondente ao deus da guerra Ares. Na Mitologia Romana corresponde ao Marte.
LOKI — Era o deus da trapaça e da travessura. Ligado à magia, podia assumir a forma que quisesse. Não pertence aos Aesir, embora viva com eles, sendo até apontado por algumas tradições como irmão mais novo do Thor. Era frequentemente considerado um símbolo da maldade, da traição, da desconfiança. Embora as artimanhas dele geralmente causem problemas a curto prazo aos deuses, estes frequentemente se beneficiavam fim com as travessuras. O Loki está entre as figuras mais complexas da mitologia nórdica. Possuía grande senso de estratégia e usava as habilidades para a intriga e para as mentiras complexas.Na televisão, o personagem ganhou uma série-solo em 2021 no canal Disney +.