Imprimir
Categoria: Cardeais
Acessos: 1670

eugenio-sales in1Eugênio Sales

EUGÊNIO DE ARAÚJO SALES nasceu no dia 08 de novembro de 1920, na cidade de Acari, Mesorregião Central Potiguar, Rio Grande do Norte. Morreu no dia 09 de julho de 2012, na cidade do Rio de Janeiro. Nasceu no seio de uma famíla muito católica. Realizou os primeiros estudos na cidade de Natal. De 1931 a 1943 estudou Filosofia e Teologia no Seminário da Prainha, da cidade de Fortaleza, Ceará. Foi ordenado sacerdote no dia 21 de novembro de 1943, na mesma igreja onde recebera o batismo. O seu trabalho comunitário chamou a atenção do Vaticano. Assim, o Papa Pio XII o nomeou, em 1954, bispo auxiliar da capital potiguar.

No mesmo ano, em agosto, foi ordenado bisbo. Entre 1962 e 1965 exerceu o cargo de administrador apostólico da Arquidiocese de Natal. Depois mudou-se para Salvador, Bahia, para onde foi transferido com o cargo de administrador apostólico da arquidiocese local, função que desempenhou até 1968. Neste ano recebeu a indicação do Papa Paulo VI para o acebispado da capital baiana, o que fez dele também o arcebispo primaz do Brasil. Um ano depois, em abril de 1969, ascendeu ao cargo de cardeal. Dois anos depois, em 1971, foi transferido para o Rio de Janeiro. Ficou como cardeal arcebispo da capital carioca até julho de 2001, quando atingiu a idade-limite para a aposentadoria. Durante o seu cardinalato destacou-se pelo combate firme à esquerda católica e à Teologia da Libertação.

Na Revista O Cruzeiro
07/04/1971 — Após quase sete anos frente da Arquidiocese de Salvador, onde chegou como administrador apostólico e depois arcebispo primaz do Brasil, o cardeal Dom Eugênio Sales despede-se dos fiéis baianos e prepara-se para assumir importante cargo para o qual foi designado pelo Papa Paulo VI: arcebispo do Rio de Janeiro. Figura das mais conhecidas do clero brasileiro, é frequentemente solicitado pelo papa para missões importantes dentro e fora do país. Sua atuação pastoral foi marcada distintamente em três etapas: criação de escolas radiofônicas para educação de base e alfabetização em Natal; sindicalização rural, no Rio Grande do Norte; e iniciativa pessoal para que as religiosas assumissem, no estado potiguar, as paróquias sem padres residentes. Em Salvador trabalhou, principalmente, na educaçao de líderes.