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Categoria: Mitos Católicos
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santo agostinho in1Agostinho

AURELIUS AGOSTINUSnasceu no dia 13 de novembro de 354, na província romana da Numídia, Costa Oriental da atual Argélia no Norte da África. Morreu no dia 23 de agosto de 430, na cidade de Hipona, Argélia.Filho de mãe cristã, Santa Mônica, e de pai pagão, transferiu-se na adolescência para Cartago (hoje um bairro de Túnis, capital da Tunísia), a fim de estudar Letras e Retórica. Em 372, teve o primeiro contato com a Filosofia, através da leitura de um diálogo (posteriormente perdido) de Cícero, intitulado Hortêncio. Ao mesmo tempo, recusava-se a ler a Bíblia, que lhe parecia vulgar e indigna de um espírito culto. Interessou-se, entretanto, pela heresia maniqueísta, a qual dava ao mundo explicações puramente racionais e atribuía realidade substancial tanto ao bem quanto ao mal. Em 383, transferiu-se para Roma e, no ano seguinte, para Milão.

Na cidade milanesa, entrou em contato com o neoplatonismo de Plotino, última expressão do pensamento grego e sistema muito em voga entre os cristãos cultos da cidade. Na mesma época, ouviu os sermões de Santo Ambrósio, então bispo milanês. Acabou por converter-se ao cristianismo através da leitura das cartas de Paulo de Tarso, em 386. Sua vida transformou-se radicalmente. Deixou sua concubina, com a qual tinha um filho, Adeodato. Em seguida, recolheu-se à vida espiritual na África, onde passou a redigir extensa obra. Em 391, contra a sua vontade, foi aclamado bispo de Hipona (atual Annaba, na Argélia) e obrigado a muitas tarefas administrativas. Apesar disso, conseguiu escrever inúmeras obras, nas quais se encontra o essencial da doutrina cristã. Parte considerável desses livros resultou das disputas doutrinárias mantidas contra as heresias da época.

As principais obras escritas por ele são: Contra os Acadêmicos, Solilóquios, Do Livre Arbítrio, De Magistro, Confissões, Espírito e Letra, A Cidade de Deus, As Retratações e Sobre a Trindade. Ao falecer, deixou sintetizadas as doutrinas fundamentais do cristianismo, formuladas pela patrística. Suas principais teses dizem respeito ao problema das relações entre a fé e a razão, à natureza do conhecimento, ao conceito de Deus e da criação do mundo, à questão do mal e a à filosofia da história. Criou uma ordem própria no ano de 390. Ao longo dos séculos as sociedades agostinianas proliferaram por todo o mundo católico. Ele expressa assim o seu conceito antropológico básico: distingue, na alma, dois aspectos: a razão inferior e a razão superior. A razão inferior tem por objeto o conhecimento da realidade sensível e mutável.

A razão superior tem por objeto a sabedoria, isto é, o conhecimento das ideias, do inteligível, para se elevar até DeusNesta razão superior, segundo ele, se dá a iluminação de Deus. Em 2005, a Editora Record publicou a sua biografia, escrita pelo historiador irlandês Peter Brown. A influência e intuições do Santo Agostinho em várias áreas do conhecimento: TEOLOGIA — Ele teve papel crucial na fixação da hierarquia na Igreja Católica e fez a síntese entre a filosofia grega e o pensamento cristão. Suas ideias influenciaram as reformas protestantes. LITERATURA — A obra Confissões, em que narra a juventude e sua conversão, é tida como a primeira autobiografia relevante da história. PSICOLOGIA — O santo fixou a ideia da vida interior do homem como o palco essencial da construção da identidade — uma noção que seria cara à psicanálise.