Imprimir
Categoria: Mitos Católicos
Acessos: 5031

tereza-de-avila in1Tereza de Ávila
linha-gif

TEREZA SANCHES DE CEPEDA y AHUMADA, santa espanhola, nasceu no dia 28 de março de 1515, na cidade de Ávila, Castela e Leão. Morreu no dia 4 de outubro de 1582, na localidade de Alba de Tormes, Salamanca.

Educou-se no convento dos agostinianos de sua cidade natal. Aos vinte anos, ingressou no Convento da Encarnação, da Ordem das Carmelitas, onde recebeu o hábito em 1536. Nos anos seguintes, afastou-se do convento a fim de restabelecer a saúde, regressando em 1539. A morte do pai, em 1543, lhe provocou uma série de reflexões. Em 1554, começou a ter momentos de transe, durante os quais acreditava ver Jesus Cristo. Temendo que os transes e as visões fossem obra do diabo, passou a viver sob uma rigorosa disciplina, orientada pelos padres jesuítas.

Não obstante, os transes continuaram as se manifestar: ela via a imagem de Jesus e ouvia uma voz que lhe ordenava não mais falar aos homens, mas sim aos anjos. Em 1560, suas amigas lhe apresentaram a proposta de fundar uma nova ordem, a fim de restaurar a disciplina religiosa. Assim, a despeito da oposição das carmelitas e das ordens superiores, fundou, em 1562, a Ordem das Carmelitas Descalças. Nessa época, escreveu, com orientação superior, uma autobiografia, em que narrava experiências místicas.

Em 1567, recebeu permissão para implantar sua ordem em outras regiões. Em seguida, fundaram-se conventos em Medina, Málaga, Valladolid, Toledo, Segóvia, Salamanca, Alva e Sevilha. Novas oposições impediram-na de prosseguir na reforma carmelita, que só seria retomada em 1580. Após uma série de disputas — e através da intervenção pessoal do rei Filipe II —, a ordem se separou. Deixou importantes escritos para a Igreja Católica, o que levou o papa Paulo VI proclamá-la “doutora da igreja”. Foi beatificada em 1614 pelo papa Paulo V e canonizada em 1622 pelo papa Gregório VI. A festa litúrgica é realizada anualmente no dia 15 de outubro. É considerada a padroeira dos professores.