Imprimir
Categoria: Mitos Católicos
Acessos: 2799

alcuino1Alcuíno

ALCUÍNO DE YORK nasceu em dia e mês incertos do ano de 735, na cidade de York, Inglaterra. Morreu no dia 19 de maio de 804, na cidade de Tours, França.

Em latim, seu nome era Albinus Flaccus e, em anglo-saxão, Ealwhine. Estudou na escola da Abadia de York, onde passou a lecionar em 766, tornando-se chefe-de-escola em 778. Encarregado pelo arcebispo da cidade de uma missão junto ao papa, foi apresentado em Parma, Itália, ao imperador Carlos Magno em 781. No ano seguinte, começou a ensinar latim, boas maneiras e política na corte imperial. Logo, assumiu, entre outros, o cargo de mestre-de-escola do palácio imperial de Aachen.

Contou entre seus alunos com grandes prelados, conselheiros do império, com o filho e outros parentes do imperador. Nessa condição, é considerado um dos responsáveis pela renascença carolíngia. Concomitantemente com o ensino de gramática e de artes liberais, exerceu importante papel religioso, intervindo para que cessassem as violências contra os saxões e lutando contra as heresias de Félix d´Urgel, religioso defensor de teses adocionistas. Entre as várias obras escritas que deixou para a posteridade, destaca-se De Animae Ratione (Da Natureza da Alma). Por volta de 796, retirou-se para a Abadia de Saint-Martin, onde passou a se dedicar à reunião de uma importante biblioteca. É venerado pela Igreja Católica, pela Igreja Anglicana e pela Igreja Ortodoxa do Leste.


 

Loja Virtual
adventure-cc1 adventure-cl1 casual-fem1
Ligue já: (16) 3409-2167