Imprimir
Categoria: Mitos Católicos
Acessos: 1822

Santa Joana de Portugal

joana-de-portugal1

JOANA DE PORTUGAL nasceu no dia 6 de fevereiro de 1452, na cidade de Lisboa, Portugal. Morreu no dia 12 de maio de 1490, na cidade de Aveiro.

Chegou a ser jurada princesa herdeira da coroa de Portugal, título que manteve até o nascimento do seu irmão, o futuro rei João II. Foi regente do reino em 1471, durante a expedição de Afonso V a Arzila. Após recusar várias propostas de casamento, entre as quais as dos reis Carlos VIII da França e Ricardo III da Inglaterra. Preferiu se juntar ao Convento Dominicano de Jesus, em Aveiro, em 1475. Nesse tempo, seu irmão foi considerado herdeiro, para que a linha da família não estivesse mais em perigo de extinção. Mesmo assim, foi obrigada várias vezes a deixar o convento para participar de movimentos da corte.

Jamais chegou a professar votos de freira dominicana por ser princesa real e potencial herdeira do trono. No entanto, viveu a maior parte da sua vida no convento, seguindo em tudo a regra de vida e estilo das monjas. Foi beatificada pelo papa Inocêncio XII em 1693. A igreja de Portugal a festeja anualmente no dia 12 de maio. Em 1965, o papa Paulo VI a declarou especial protetora da cidade de Aveiro. No início do século XVIII, a nobreza e o clero português fizeram renascer o interesse pela princesa. Durante este tempo, o pintor Manuel Ferreira e Sousa — o artista mais famoso da época — foi contratado por várias instituições para pintar cenas da vida dela.