Imprimir
Categoria: Mitos Católicos
Acessos: 2870

01Benedito

BENEDITO DE PALERMO nasceu no dia 31 de março de 1524 na Sicília, Itália. Morreu no dia quatro de abril de 1589 na cidade de Palermo. Não se tem informações sobre o nome de batismo. Era conhecido também como Benedito, o Mouro e Benedito, o Negro. Filho de escravos africanos, antes de entrar para a Ordem dos Franciscanos, isolou-se com o Jerônimo de Lanza e companheiros dele no Vale de Nazzara, quando se filiou aos eremitas do Monte Peregrino.

Conta a tradição que trazia numa aba do hábito o lixo dos dormitórios do convento, quando o vice-rei da Sicília, encontrando-o, quis ver o que levava. Ele, então, mostrou a aba cheia de flores. A cor dele o tornou popular entre os negros. No Brasil chegou a ter um culto tradicional. Segundo o historiador Pereira da Costa no livro “Folclore Pernambucano”, os africanos o tinham por patrono, talvez pela particularidade de ser santo de cor preta. Em louvor dele celebravam-se festas religiosas, nas quais eram exibidas diversões profanas, de uma reminiscência de costumes pátrios. Representavam-se principalmente os congos.

Em 1640, foi fundada em memória dele a Irmandade de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito dos Homens Pretos no Rio de Janeiro. É o santo padroeiro dos cozinheiros. Na Igreja Católica, a festa litúrgica acontece no dia cinco de outubro. Em homenagem a ele, existem igrejas em milhares de municípios brasileiros. Em Bragança, município do nordeste do Pará, existe há mais de dois séculos a Procissão de São Benedito. O evento é realizado pela Irmandade da Marujada de São Benedito em conjunto a diocese da cidade. A “marujada” foi fundada por 14 escravos que viveram no município. Com o tempo, a procissão cresceu e atualomente recebe milhares de devotos das cidades do norte e do nordeste brasileiro.