Imprimir
Categoria: Mitos Católicos
Acessos: 701

20200327bFrancisco

FRANCISCO DE PAULA nasceu no dia 27 de março de 1416, na cidade de Paula, Região da Calábria, Itália. Morreu no dia dois de abril de 1507, na cidade de Plessis, França. Santo padroeiro da Calábria, foi beatificado no dia 28 de julho de 1513 e canonizado 1.º de maio de 1519. Filho de um pequeno agricultor, nasceu com um abcesso maligno, o qual lhe ameaçava a visão. Teria sido curado por intersecção do São Francisco de Assis.

Pelo “milagre”, foi entregue ainda criança para estudar no Convento Franciscano de São Marcos. Nesse convento, teria chamado a atenção por diversas atitudes consideradas “milagreiras”. Findos os estudos, dirigiu-se para a região de Roma, fixando-se na cidade de Monte CassinoNo local, desapareceu numa montanha rochosa, passando a viver uma vida de contemplação e penitência. Surgindo jovens discípulos, esse eremita, ainda com dezenove anos, obteve do bispo licença para construir um mosteiro no alto de um monte próximo à cidade de Paula.

Essa foi a origem da Ordem dos Mínimos, fundada por ele em 1435. De acordo com os anais da igreja, teriam acontecido no mosteiro diversos milagres, principalmente casos de ressurreição. A fama das suas virtudes chegou à França, para onde foi por solicitação do rei Luís XI. Assistiu o monarca à beira da morte, cuidou do filho dele, que, posteriormente, se tornaria rei. Atendendo seu conselho, o rei Carlos VIII casou-se com a Ana da Bretanha. No Brasil, o São Francisco de Paula é padroeiro das cidades de Dobrada (SP), Monte Santo de Minas (MG), Narandiba (SP), Pelotas (RS) e São Francisco de Itabapoana (RJ).