Imprimir
Categoria: Papas Italianos
Acessos: 2104

bonifacio-viii1Bonifácio VIII

BENEDETTO GAETANI nasceu em dia e mês incertos do ano de 1235, na cidade de Anagni, Lácio, Itália. Morreu no dia 11 de outubro de 1303, na cidade de Roma. Filho de uma pequena família nobre da região da Lombardia, tornou-se cônego ainda na adolescência. Fez estudos jurídicos na cidade de Todi, região da Úmbria. Em 1260 chegou ao sacerdócio, com direito a um pequeno castelo nas proximidades da cidade de Sismano. Em 1264 tornou-se parte da Cúria Romana, onde atuou como secretário numa missão na França. Também foi à Inglaterra para mediar um acordo entre um grupo de barões rebeldes e o rei Henrique III.

Foi nomeado cardeal em 1281, passando a exercer diversos cargos importantes na igreja. Foi eleito papa no dia 24 de dezembro de 1284, em seguida à abdicação do Celestino V. Possuidor de um temperamento enérgico e intransigente, pretendeu restabelecer os princípios postulados pelo papa Inocêncio IV. Esses princípios afirmavam a supremacia da igreja sobre todos os estados nacionais. Essa atitude o levou a graves conflitos na Itália, com o imperador da Alemanha e, finalmente, com o Filipe, o Belo, rei da França. Para impedir este último de lançar impostos sobre o clero e os bens da igreja, escreveu as bulas “Cléricos Laicos” em 1296 e “Ouça Filho” em 1301, para a qual chegou a convocar um concílio em Roma.

Apoiado pelos estados gerais, o rei francês se recusava a se submeter ao papado. Por isso, o papa publicou, em 1302, uma nova bula, intitulada “Um Santo”, que reafirmava o poder da igreja sobre todos os homens, inclusive os reis. Filipe, o Belo, replicou com um apelo ao concílio geral. Mandou à Itália um renomado legislador francês e um pequeno exército para embargar o papa. Ajudados pela família Collona, os franceses se apoderaram da cidade de Anagni, onde o papa mantinha uma residência pontifical. Durante o cerco, o pontífice foi ferido. O povo da cidade, em seguida, reagiu e expulsou os invasores. Resgatado, Bonifácio VIII não se recuperou dos ferimentos, falecendo um mês depois. Entre os seus legados se destacam 88 cânones jurídicos e a fundação da Faculdade de La Sapienza, em Roma.