20181015Igreja & Santos

15/10/2018 — O Papa Francisco, em solenidade realizada na Praça São Pedro, em Roma,  assinou a santificação do Papa Paulo VI. Figura tímida e controversa, o novo santo foi eleito papa em 1963 e guiou os rumos da igreja até 1978, quando morreu. Embora a maioria reconheça o seu trabalho, muitos conservadores o culpam pelo declínio da tradição católica. Uma das mudanças mais radicais do pontificado do Paulo foi a permissão para a reza das missas nos idiomas locais, em vez do tradicional latim. Apesar de muitas outras reformas, o então papa é reconhecido pela encíclica “Da Vida Humana”, publicada em 1968, na qual consagra a proibição da igreja ao controle artificial da natalidade. Na mesma solenidade, Francisco santificou o cardeal Oscar Roméro, assassinado em 1980, vítima da ditadura em seu país, El Salvador.

paulo-vi2Paulo VI

GIOVANNI BATTISTA ENRICO ANTONIO MARIA MONTINI nasceu no dia 26 de setembro de 1897, na localidade de Concesio, Lombardia, Itália. Morreu no dia 6 de agosto de 1978, na localidade de Castelgandolfo, Lácio. Foi o papa da Igreja Católica Apostólica Romana e no período de 21 de junho de 1963 até a sua morte. Sucedeu ao papa João XXIII. Suas principais virtudes foi ter continuado os trabalhos do seu predecessor e a convocação do Concílio Vaticano II. Promoveu também melhorias nas relações ecumênicas com os ortodoxos, anglicanos e protestantes, o que resultou em diversos encontros e acordos históricos.

Antes de se tornar papa, serviu no Departamento de Estado do Vaticano de 1922 a 1954. Enquanto esteve foi considerado um dos ocolaboradores mais próximos e influentes do papa Pio XII, que o nomeou, em 1954, arcebispo da Arquidiocese de Milão, um cargo que fez dele automaticamente Secretário da Conferência de Bispos Italianos. João XXIII O elevou ao Colégio de Cardeais em 1958. Escolheu o nome “Paulo” para indicar que tinha uma missão mundial renovada. Após ser concluído o trabalho no Concílio Vaticano II, iniciou um trabalho de renovação da igreja. A magnitude e a profundidade das reformas excederam as políticas reformistas semelhantes de seus predecessores.

paulo-vi kennedy1Destacou-se pela encíclica “Humanae Vitae”, na qual defende a posição tradicional da igreja sobre métodos anticoncepcionais e o aborto. A posição foi considerada pelos seus opositores um retrocesso em relação ao Concílio Vaticano II. Mas ela veio na mesma linha defendida por João XIII, segundo a qual “a vida humana é sagrada, desde o seu alvorecer compromete diretamente a ação criadora de Deus”. Ele foi também o primeiro papa a visitar os cinco continentes, e, até a ascensão de João Paulo II, o mais viajado, sendo por isso chamado de “o papa peregrino”. Em 1970 sobreviveu a uma tentativa de assassinato nas Filipinas. Embora o Vaticano negue, provas determinadas posteriormente indicam que ele sofreu um golpe de arma branca no incidente.

Beatificação

20/10/2014 — O papa Francisco proclamou o papa Paulo VI beato, durante a missa na Praça de São Pedro no Vaticano, assistida por dezenas de milhares de pessoas. Depois do ritual pedido de beatificação, o atual pontífice pronunciou a fórmula em latim que declarava beato o papa que encerrou o Concílio Vaticano II e que assinou importantes encíclicas como a “Humanae Vitae”. O milagre atribuído a Paulo VI — e que permitiu a sua beatificação — foi a cura de um feto diagnosticado com graves problemas cerebrais no início da década de 1990 na Califórnia, Estados Unidos. A mãe se recusou a abortar e rezou para o papa para salvar a criança, que nasceu saudável. A cerimônia eucarística começou com a leitura da biografia do novo beato pelo postulador da causa, Antonio Marrazzo.


Papas Italianos

UP TOGGLE DOWN

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados