Imprimir
Categoria: Religiosos Católicos
Acessos: 2134

sergio-rocha2Rocha

09/10/2016 — O religioso brasileiro Sérgio da Rocha, atual arcebispo de Brasília, será nomeado cardeal pelo Papa Francisco. Ele está no pacote de 17 novos cardeais anunciados pelo Vaticano. Presidente da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil desde 2015, o clérigo é visto como um nome moderado. Ele dialoga tanto com os movimentos mais radicais quanto com as alas mais conservadoras da Igreja Católica. Dono de sólido conhecimento teológico, é doutor pela Academia Alfonsiana da Pontifícia Universidade Lateranense, de Roma. Dos 17 novos cardeais anunciados, 13 têm menos de 80 anos de idade. São cotados, assim, para funcionarem como eleitores na escolha do próximo papa. Na lista há outro sul-americano — Baltazar Enrique Porras Cardozo, da Venezuela — e nomes da África, da Oceania e da Ásia.

sergio-rocha1CNBB
21/04/2015 — O arcebispo de Brasília, Sérgio da Rocha, foi eleito para a presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Ele foi escolhido ainda no primeiro escrutínio, após receber 215 votos, superando assim os 196 referentes aos dois terços necessários para a eleição. O novo presidente da CNBB — a entidade mais poderosa da igreja católica no Brasil — nasceu na cidade de Dobrada, São Paulo, no dia 21 de outubro de 1959. Nomeado pelo então papa Bento XVI, assumiu o arcebispado metropolitano de Brasília em junho de 2011.

Filho de um casal de fazendeiros do interior de São Paulo, recebeu a ordenação diaconal em dezembro de 1984. Cursou filosofia no Seminário de São Carlos e teologia na Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Graduou-se em licenciatura plena de filosofia na Faculdade Salesiana de Lorena e obteve o doutorado na Academia Alfonsiana da Pontifícia Universidade Lateranense, em Roma. Começou o seu trabalho pastoral na Diocese de São Carlos. De 1989 a 2001, foi professor na PUC de Campinas. Foi nomeado bispo pelo papa João Paulo II em 2001, assumindo como auxiliar em Fortaleza (CE). Em janeiro de 2007 o papa Bento XVI o nomeou para o cargo de arcebispo coadjutor da Arquidiocese de Teresina (PI). O mesmo papa, em 2011, o nomeou arcebispo metropolitano de Brasília. É um dos principais interlocutores do papa Francisco.