oscar-romero1Um Beato Latino

23/05/2015 — O arcebispo de San Salvador, dom Óscar Romero, foi beatificado durante uma missa presidida pelo prefeito da congregação para as causas dos santos, cardeal Angelo Amato. A estimativa é que cerca de 250 mil fiéis tenham participado da celebração, que ocorreeu na capital de El Salvador, na América Central. O decreto de beatificação foi promulgado pelo papa Francisco no dia 3/02/2015. A fase diocesana do processo foi iniciada em 1994. Romero celebrizou-se mundialmente pela luta que travou contra a ditadura militar do seu país. É considerado um mártir da igreja, pois foi assassinado por um franco atirador do exército salvadorenho quando celebrava uma missa.

oscar-romero2Óscar Romero
ÓSCAR ARNULFO ROMERO GALDÁMEZ nasceu no dia 15 de agosto de 1917, na cidade de San Miguel, El Salvador. Foi assassinado no dia 24 de março de 1980, na cidade de San Salvador. Filho de uma família bastante humilde, entrou no seminário em 1930. Passado algum tempo, seus superiores o encaminharam para Roma, onde se doutorou na Pontifícia Universidade Gregoriana.

Foi ordenado para o sacerdócio em abril de 1942. Em 1970, foi nomeado bispo auxiliar de San Salvador e, em 1974, bispo titular de Santiago de Maria. Em fevereiro de 1977, foi elevado a cardeal arcebispo. Nessa condição, passou a denunciar em seus discursos as violações dos direitos humanos, perpetradas pelo regime militar salvadorenho. Na véspera da sua morte, fez um contundente pronunciamento a respeito da repressão. Em 1997, foi declarado “servo de deus”, o que abriu o caminho para a beatificação.


 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados