britomartis in1Britomártis

BRITOMÁRTIS é uma ninfa da cidade de Creta. Era filha do deus supremo Zeus (Júpiter para os romanos) e da Carme (confira abaixo). Amava a caça e estava sempre ao lado da Artémis (Diana para os romanos), deusa da caça, uma das doze divindades do Monte Olimpo.  Fiel ao voto de castidade, recusou o amor do rei Minos. Este, então, passou a persegui-la por todo o solo cretense. Sem poder mais se esquivar, atirou-se ao mar. Foi salva por pescadores, que a recolheram nas redes.

Segundo uma versão do mito, a partir daí a ninfa recebeu o epíteto de Dictina, que significa “filha da rede”. Noutra vertente, o epíteto foi lhe atribuído por ter inventado as redes para a caça. Conta-se, também, que durante uma caçada foi presa numa rede. Salva pela Artémis, rendeu à deusa homenagens sob o nome de Dictina. A deusa, então, a colocou no rol das divindades. Esse fato originou a instituição das Festas Dictinas, na cidade de Esparta. Os habitantes da cidade de Egina ergueram-lhe um templo, venerando-a sob o nome de Áfea. Como Artémis, é representada no meio de cães e em traje de caça.

REFERÊNCIA
CARME — Filha de Eubulo, uniu-se ao deus supremo Zeus  e teve a ninfa Britomártis. Segundo outra tradição, era filha do Fênix , ave originária da Etiópia e venerada pelos gregos, e da Cassiopeia, rainha etíope. Já velha, foi levada como prisioneira para a cidade Mégara, tornando-se da Cila, filha do rei Niso.


 

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados