antigona in1Antígona & Amor Fraterno

Na vertente principal, Antígona é filha do Édipo e da Jocasta. Segundo uma versão mais antiga,filha di Édipo e da Eurigânia. Figura na mitologia como símbolo do amor filial e fraterno. Acompanhou o pai quando ele, tomando conhecimento do incesto que cometera com sua mãe, vazou os próprios olhos e partiu de Tebas para o exílio. Após a morte do Édipo, retornou à pátria.

Durante a Guerra dos Sete Chefes, seus dois irmãos, Polinice e Eteócles, lutando cada qual de um lado, mataram-se mutuamente. Depois disso, insurgiu-se contra o tio Creonte, que proibira o enterro de Polinice. Auxiliada pela Argia, conseguiu sepultar o irmão, sendo punida, porém, por desobediência. Foi encerrada num cárcere, onde se estrangulou. Na segunda vertente, é filha de Laomedonte. Por se ter gabado de possuir uma cabeleira mais bonita que a da deusa Hera (Juno para os romanos), teve os cabelos transformados em serpentes. Os deuses, porém, metamorfosearam-na em cegonha.


Referências

JOCASTATambém chamada Epicasta, filha de Meneceu. Casou-se com Laio e teve Édipo. Após a morte do marido, uniu-se ao próprio filho, cuja verdadeira identidade desconhecia. Com o filho, teve Eteócles, Polinice, Antígona e Ismena. Ao tomar conhecimento do incesto que praticara, enforcou-se. Segundo outra versão, não teve filhos com Édipo. A mencionada descendência seria fruto da união de Édipo com Eurigânia, a qual ao herói esposou depois de sua morte.

TEBASCapital da Beócia, fundada por Cadmo. Em homenagem a ele, foi dado o nome de Cadmeia a uma cidadela ali construída. Ao reinarem sobre a cidade, Anfião e Zeto construíram célebres muralhas. De modo geral, os reis tebanos tiveram trágico destino, como Labdaco, Laio, Édipo, Eteócles e Polinice.

SETE CONTRA TEBASExpedição guerreira que teve por objetivo afastar Etéocles do trono da cidade de Tebas e conquistar o reino para Polinice. Este, expulso da cidade pelo irmão, aliou-se a Adrasto, rei de Argos, e a outros cinco outros chefes: Anfiarau, Capaneu, Hipomedonte, Tideu e Partenopeu. A expedição teve fim desastroso. Os dois irmãos — Etéocles e Polinice — morreram num combate fratricida. Mais tarde, Tebas foi tomada pelos Epígonos.

ARGIAFilha de Adrasto e esposa de Polinice. Quando este morreu no assédio de Tebas, ajudou sua cunhada Antígona a sepultá-lo, desobedecendo, assim, as ordens do rei Creonte. Irritado, o soberano a matou. Os deuses, então, a transformaram da fonte homônima.


 

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados