agave2Agave
Filha do Cadmo e da Harmonia. Casou-se com Equíon. Com ele, teve um filho, Penteu, sucessor do avô no trono, que não quis reconhecer Dioniso (Baco, para os romanos) como deus. Este se vingou, inspirando à mãe um furor tal, que, em meio a orgias, ela despedaçou o filho. Mais tarde, se casou com o rei de Licoterses e o assassinou para garantir a posse desse reino.

cadmo in1Referências
Cadmo — Filho do Agenor, rei da Fenícia e de Telefassa. Por ordem do pai, saiu à procura da irmã, Europa, que havia sido raptada pelo Zeus (Júpiter, para os romanos). Depois de inúteis buscas, foi ter à Beócia. Casou-se com a Harmonia e, com ela, teve cinco filhos: Agave, Autônoe, Ino, Polidoro e Sêmele. Quando morreu foi transformado em serpente e admitido nos Campos Elíseos. Clique AQUI para saber mais.

Harmonia — Filha do deus da guerra, Ares (Marte, para os romanos), e da deusa do amor, Afrodite (Vênus, para os romanos). Casou-se com Cadmo, fundador de Tebas. Às suas núpcias, acorreram todos os deuses do Monte Olimpo. Dos numerosos presentes que recebeu, celebrizaram-se um manto e um colar. Depois de morta, foi transformada em serpente.

Equíon — Foi um dos cinco sobreviventes dos homens que nasceram dos dentes de um dragão semeados pelo Cadmo. Casou-se com Agave, a filha deste e, com ela, teve o filho Penteu.

Penteu — Filho de Equíon e de Agave. Sucedeu a Cadmo, seu avô, no trono de Tebas. Quando Dioniso (Baco, para os romanos) entrou em seu território, opôs-se à instituição dos mistérios do deus e instigou o povo a encarcerá-lo. O deus se vingou. Foi morto pela própria mãe durante uma orgia.


 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados