Imprimir
Categoria: Mitos Gregos
Acessos: 7390

Alcmena
alcmena1

Filha do Electrião, rei da cidade de Micenas, e esposa do Anfitrião, príncipe da cidade de Tirinto. Durante a ausência do marido, o deus supremo Zeus se apresentou a ela sob os traços dele e a seduziu. Quando o marido chegou, na manhã seguinte, queixou-se da frieza da mulher. Ela, admirada, lembrou-lhe a noite que juntos haviam passado e lhe mostrou um colar que dele recebera na véspera. O príncipe consultou o adivinho Tirésias, que lhe esclareceu o mistério. Tempos depois, Alcmena teve dois filhos: Herácles, gerado pelo Zeus, e Íficles, gerado pelo Anfitrião. Ao morrer, foi levada pelo deus supremo para a Ilha dos Bem-Aventurados, onde se casou com o Radamanto.

Referências

alcmenaELICTRIÃO  Rei de Micenas, filho do Perseu com a Andrômeda. Casou-se com a sobrinha Anaxo, com a qual que teve, dentre vários filhos, a Alcmena. É, assim, avô do Herácles.

MICENAS  Cidade grega situada a noventa quilômetros ao sudoeste de Atenas. Na Antiguidade, dominou a maior parte do sul da Grécia. O período entre 1600 e 1100 antes da Era Cristã é chamado de “micênico”.

ANFRITRIÃO  Filho do Alceu, rei da cidade de Tirinto. Casou-se com Alcmena após ter sido exilado na cidade de Tebas por ter matado, acidentalmente, o pai da moça.

TIRINTO  Cidade situada na Península do Peloponeso. Fundada pelo Preto, foi destruída pela cidade de Argos durante as Guerras Médicas. A população foi incorporada para fazer frente à cidade de Esparta.

ZEUS  A maior divindade do Monte Olimpo. Filho do Cronos e da Cibele. Para evitar que fosse devorado pelo pai, a mãe o escondeu numa gruta. Na idade adulta, travou guerra com o pai pelo controle do mundo, vencendo-o.

TIRÉSIAS  Adivinho, filho do Everes com a ninfa Cáriclo. Recebeu o dom da adivinhação diretamente da deusa Atená. São atribuídas a ele diversas profecias ligadas aos mais importantes acontecimentos da cidade de Tebas.

HERÁCLES  Mais conhecido pelo nome latino de Hércules, filho da Alcmena com o Zeus, deus supremo. Por ser resultado da infidelidade do pai, foi severamente perseguido pela madrasta, a deusa Hera.