playboy-8907-cPlayboy — Julho de 1989
linha-gif

O grande destaque da edição de julho de 1989 da PLAYBOY brasileira foi a modelo carioca Verônica Rodrigues, que ganhou, naquele ano, o título de Garota de Ipanema, concurso de beleza criado em referência à música de Vinícius de Moraes e Tom Jobim. Antes desse título, ela já havia participado — e ganhado — outros dez concursos da mesma natureza. Com 1,70 metro de altura, 80 centímetros de busto, 90 centímetros de quadril e 60 centímetros de cintura, ela desbancou mais de vinte candidatas e tomou o cetro que havia sido de Helô Pinheiro, Josi Campos, Sueli Ribeiro e outras.  A vitória lhe abriu as portas para o mundo do mundo da publicidade.

helio-smidt1Na tradicional entrevista, a PLAYBOY de julho de 1989 apresentou o então presidente da Varig Hélio Smidt. Na época, a empresa aérea era a maior do Brasil, com oitenta e sete aviões, 26 mil funcionários, nove milhões de passageiros anuais e uma receita de 1,7 bilhão dólares. Ele não era o dono da companhia, uma sociedade anônima controlada por uma fundação. Ele entrara na empresa em 1945, no setor de carga, e assumiu a presidência em 1980. Entre as declarações dadas, destaca-se uma que se refere ao político Leonel Brizola: “De fato, como governador gaúcho, o Brizola nos ajudou numa época difícil. Em reconhecimento, nosso patrono lhe deu um passe. Hoje, porém, só têm passes os membros da diretoria. Mais ninguém.”

A reportagem especial de Sérgio Dávila, sob o título Meu Primeiro Sutiã, focou essa peça importante da indumentária feminina. Algumas estrelas falam como foi colocá-la pela primeira vez. Entre as quais Malu Mader, Xuxa Meneghel, Lucinha Lins, Roberta Close, Regina Duarte... No ensaio Juntando os Pedaços, duas das maiores cabeças pensantes do país — Fernando Henrique Cardoso e Delfim Netto — fazem um encontro de ideias para formular o futuro do Brasil. Também tem uma matéria sobre a novidade daquele momento: o funboard, a categoria mais agitada do windsurfe. O esporte alia as manobras arrojadas do surfe e outras bastante arriscadas. A maior atração era o looping, que consiste usar as ondas como trampolim.

sandra-martinelli1No humor, Aaron Abbey (adaptação de Ruy Castro) conta em Um Caso Antigo como seduziu a rainha do Egito, num delicioso enigma de pirâmides. Em O Da Vinci Que Projeta Tudo, a revista faz um perfil do designer italiano Giorgetto Giugiaro, que ganhou fama projetando carros, iates, bicicletas, relógios, sapatos, máquinas fotográficas e até novos formatos de macarrão. Especial é também a reportagem de Eliana Sanches e Luís Antônio Maciel sobre as gafes engraçadas e os casos folclóricos que marcaram os vinte anos do Jornal Nacional. Esses episódios originaram a célebre frase do apresentador Cid Moreiradesculpem a nossa falha”.  No quesito moda, o especialista Alexandre Barros diz que as temperaturas baixas não são desculpas para deixar de se praticar esportes: “afinal, existem os moletons, roupas práticas e confortáveis”.

Na área de ensaios, a pergunta foi: “o que uma fotógrafa deve fazer quando descobre que a modelo de seus sonhos é ela mesma?”. A resposta foi simples: a fotógrafa Sandra Martinelli apresentou o ensaio O Espelho Mágico da Fotógrafa, em que fotografou a si mesma. A partir da página 110, são apresentadas as beldades que trabalham em bolsa de valores, entre as quais a brasileira Cláudia Farhi (Bovespa, São Paulo). A secção Panteras, Gatas e Coelhinhas, apresentou as modelos Beth Melo, então jurada do programa Raul Gil, na TV Rio; Patrícia Garcia, frequejtadora das praias e baladas cariocas; e Bianca Rocha, eleita Miss Brasil de 1989. Há também instigantes fotos com Diana Lee, a gata que apareceu no filme 007 — Permissão Para Matar, que ilustra a reportagem O Livro do Mês.

suzy-rego1Na secção 10 Perguntas, a estrela é a atriz Suzy Rego, que fazia sucesso na televisão com o comercial do absorvente Tampax. A sua performance no comercial foi preponderante para que fosse convidada para participar da novela O Salvador da Pátria. Entre as novidades tecnológicas do ano, a revista apresentou o novo relógio Survier I da Cosmos, com caixa dupla; o rádio Sony Sport, com AM, FM e tape-deck; a câmera subaquática A5-6 da Canon, que tem visor para corrigir a refração do fundo do mar; e o jet-ski Jet Set da Colunna & Niculiticheff, o primeiro fabricado no Brasil. Na secção filmes, destaque para Contos de Nova York, de Francis Ford Coppola, Woody Allen e Martin Scorcese, além de Um Álibi Para Ela, cuja estrela é a modelo russa Paulina Poriskova. Nos livros, o lançamento de A Mágoa Mata Mais, de Saul Bellow, e As Codornas de Outono, de Nagib Mahfuz.

gargalhada in1Piada da edição

O garotão ia acampar com uma gostosíssima colega da faculdade. Seus amigos desconfiavam que ela era uma daquelas virgens fanáticas e que ele não conseguiria nada além de alguns amassos. Antes da viagem, o rapaz prometeu mandar uma mensagem em código dizendo se conseguira transar com a moça ou não. — “Mensagem em código? Como assim?”, perguntou um deles. — “Vou mandar um telegrama. Se for para a cama com ela, escreverei em latim: ‘consumatum est’”. Dois dias depois, lá estava o telegrama: “consumatum est e o oeste também!”

guaraldo1Empresas da edição

Ari Beraldin (moda masculina), Artex (toalhas), AquaDeca (pressurizador), Cartier (relógios), CCE (eletrônicos), Char-Men (moda masculina), Clos des Nobles (vinho), Comander (calçados masculinos), Consul (ar condicionado), Dalcelis (moda masculina), De Lantier (vinhos), Firestone (pneus), Ford (carros), Forrestier (vinho), Guaraldo (calçados masculinos), Hollywood Sport Line (moda esportiva), Interdomus (móveis), J & B (uísque), Jack Daniels (uísque), Luna (queijos), Maschio (moda masculina), Mazzeo (calçados masculinos), Monark (bicicletas), Nike (tênis), Olymnpikus (tênis), Porto Seguro (seguros), Puma- AM3 (carro), Samello (calçados masculinos), Sândalo (calçados masculinos), Semp-Toshiba (eletrônicos), Spiga (calçados masculinos), Souza Cruz (cigarros), Strassburger (calçados masculinos) e Tramontina (utilidades domésticas).

 

 


© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados