rosenery-mello1Playboy — 11/1989

Rosenery Mello celebrizou-se no dia 3 de setembro de 1989. No Maracanã, o Brasil vencia o Chile por um a zero e garantia a sua classificação para a Copa de 1990. De repente, um facho de luz cai perto do goleiro chileno Roberto Rojas e interrompe a festa. A moça foi a causadora de tudo e passou a ser chamada de “a traidora do Brasil”. Com a comprovação da farsa, porém, sua molecagem foi perdoada pela torcida. Com a fama inesperada, apareceram propostas para estrelar comerciais de agências de turismo e — claro — o convite para posar para a Playboy. A revista lhe deu a capa de novembro daquele ano e mais dez páginas internas, num ensaio assinado pelo fotógrafo José Antônio, com produção de Kiki Monteiro. A fogueteira, infelizmente, morreu em 2011, vítima de aneurisma cerebral.

keith-richards cari1Na edição de novembro de 1989, a estrela da entrevista foi o músico Keith Richards, o superastro dos Rolling Stones. Entre outras afirmações, ele disse que 1989 foi o ano dos Rolling Stones: “Viramos Frank Sinatra. Quanto mais ficamos escondidos, mais o público nos quer”. Um dos letristas da banda, ele disse que “para mim, compor é como fazer amor: são necessárias duas pessoas”. E finalizou: “E eu conheço Mick Jagger há 40 anos”. Destaque também para o ensaio do jornalista Juca Kfouri sobre os setores da economia que começavam a dar certo no Brasil. Naquela época, segundo o autor, o país cresceu mais do que o Japão. Além de campeões, começava a exportar até pistões de automóvel. Na área tecnológica, a revista apresentou um telefone que parecia um computador, o jipe Tocantins L Plus, da Gurgel, e a bicicleta Ranger, da Monark.

emily-arth1Na área de ensaios sensuais, a edição trouxe a modelo norte-americana Emily Arth, filha de um executivo de uma multinacional, que sonhava conhecer o Brasil, após morar em treze países diferentes. Seus lugares preferidos até ali eram Bali, na Indonésia, Sazlburgo, na Áustria, e Nairóbi, capital do Quênia. Com fotos de Otto Weisser, é apresentada também a gata chinesa ginny-li1Ginny Li, que, aos vinte anos, queria ser enfermeira antes de enfrentar as câmeras. No ensaio de moda, foram colocadas dicas para os figurinos destinados ao réveillon de 1989. Segundo o guia de compras, “o clima de réveillon combina com cores claras, sem perder a seriedade e o estilo”. Outro destaque interessante é a matéria sobre os encantos de Nova Órleans, a chique cidade do Estado de Louisiana, Estados Unidos. A principal opção turística era o passeio de barco pelo lendário Rio Mississipi.

a-fundacao-e-a-terra1Na literatura, há a resenha do livro A Fundação e a Terra, do astrônomo Isaac Asimov. Em busca da Terra, extinta há milhares de anos, um viajante espacial vive um encontro cheio de sensualidade. No guia de etiqueta, as dicas para o homem moderno: “Nossos costumes mudaram. Já não se usa pombos correio para mandar um bilhete à namorada. O fax (hoje, o e-mail, claro) pode fazer isso na hora, com o mesmo romantismo. Em compensação, nesses novos tempos — os esperados anos 90 —, há um princípio que permanece: a necessidade de um toque civilizado para que o homem viva a vida com classe e prazer”. Na secção 10 Perguntas, o alvo é a cantora Marisa Monte, que fala sobre a carreira, ídolos, fãs, sensualidade e os namorados que ela fazia questão de esconder.

os-cacafantasmas2aNa área cultural, o destaque foi o lançamento do filme Os Caça-Fantasmas II, cujo inimigo da vez é uma energia negativa comandada por Vigo — o Cárpato, um espírito maligno da Idade Média. A revista também faz menção a Romero, a biografia do arcebispo salvadorenho assassinado em 1980. O ator Raúl Julia brilha no papel do protagonista. Também há a crítica favorável para a deliciosa comédia O Jovem Einstein, um gênio nascido numa fazenda da Tasmânia, que inventou a teoria da relatividade para ajudar o pai a faze uísque caseiro. Ainda na literatura, o destaque foi para o livro Subornos, uma radiografia da corrupção ao longo de quatro mil anos de história, de autoria do professor de Ética da Faculdade de Direito da Califórnia, John T. Nooman Jr. Ainda tem resenhas de A Duquesa de Windsor — A Vida Secreta e Brando — A Biografia Não Autorizada.

gargalhada in1Piada da edição
Quase 10 da noite, o bêbado procurava um boteco para o último trago. Completamente zonzo, acabou entrando na primeira loja aberta que encontrou: —
Mé dá uma pinga aí!” — “Não vendemos pinga aqui — respondeu o vendedor, bastante surpreso. — “Tudo bem. Pode ser um conhaque.” — “Também não vendemos” — retrucou o vendedor. — “Assim não é possível! Você tem um vermutezinho?” — “Meu senhor, isso aqui é uma casa de produtos religiosos!” — “Por que você não disse logo? Me dá, então, um São Rafael”.

sandalo play1Patrocinadores da edição
Almadén (vinho), Arrow (moda masculina), Bamerindus (banco), Baron de Lantier (vinho), Burg (moda masculina), Calói (bicicleta), Cantão (moda masculina), Carlton (cigarros), Cartier (relógios), Casal Garcia (vinho), Citizen (relógios), Coca-Cola (refrigerantes), Credicard (cartão de crédito), De Gréville (champanhe), Dimple (uísque), Diners Club (cartão de crédito), Drive (jeans e malhas), Dudalina (moda masculina), Dumont (relógios), Dynavit (bicicleta ergométrica), East Boy (moda masculina), Forrestier (vinho), Frangelico (licor);

Gledson (varejo), Gordons (uísque), Gradiente (eletrônicos), Grand Old Parr (uísque), Hering (roupas), Hobjeto (móveis para escritório), Hollywood (cigarros), HOM (moda masculina), House of Lords (uísque), House of Wellington (uísque), Itaas (sapatos masculinos), J & B (uísque), Jack Daniels (uísque), Jeaneration (moda masculina), Kildare (sapatos masculinos), Lejon (champanhe), Logan (uísque), Mafisa (moda masculina), Mangels (rodas para carros), Marcus James (vinho), Menno (preservativos), Mesbla (varejo), Modamaglia (roupas), Mondaine (relógios), Nacional (banco), Natan (relógios), Panasonic (eletrônicos);

Penalty (tênis masculino), Philips (eletrônicos), Pierre Balmain (moda íntima masculina), Portfolio (acessórios de couro), Porto Seguro (seguros), Punto Blanco (meias), Renner (roupas), Samello (sapatos masculinos), Sândalo (sapatos masculinos), Selenium (alto falantes), Selsun (condicionadores), Sharp (eletrônicos), Smirnoff (vodca), Sudameris (banco), TAP (empresa aérea), Terra (sapatos masculinos), Tiger (tênis masculino), TNG (varejo), Tojo (eletrônicos), Toshiba (eletrônicos), Tweed (varejo), Valisére (moda feminina), Verbatim (fitas VHS), VR (moda masculina), White Horse (uísque) e Worker (sapatos masculinos).


 

 

 


© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados