luciene-adami play1Luciene do pantanal

Recém-saída na tórrida novela “Pantanal”, exibida pela Rede Manchete entre março e dezembro de 1990, e escalada em seguida para “A História de Ana Raio e Zé Trovão”, dois grandes sucessos, a atriz Luciene Adami, então com 26 anos, foi a capa da Playboy de janeiro de 1991. A edição também foi um sucesso de vendas e trouxe a beldade gaúcha no auge da sua beleza. Além da capa, foram dez páginas de um ensaio sensual, cujas fotos foram assinadas por Gui Paganini. Diz um dos textos: “Deusa, sempre foi. Todos a chamavam assim na Porto Alegre, de onde saiu como musa do cinema gaúcho. E, em Sampa, abrindo espaço com seu longo pescoço, empinando nas batalhas. Garça e deusa, ela traz duas cartas não mão: beleza e louco talento”. Clique AQUI para ver o histórico da atriz.

boni1Conversa franca com Boni
A tradicional entrevista mensal trouxe o poderoso José Bonifácio de Oliveira Sobrinho. No mundo da comunicação, ele provocava variadas reações. Para os dez mil funcionários da TV Globo a sua assinatura no final de um memorando causava, no mínimo arrepios. Ele não costumava usar memorandos para alisar o ego dos seus comandados. Os documentos eram a versão moderna e bem escrita do chicote do capataz. Em 1991, fez 25 anos de trabalho na emissora e anunciou a sua saída. À revista deu declarações interessantes. Sobre Jô Soares: “... é criativo, muito bem informado e engraçado como pessoa”. Sobre Roberto Marinho: “... um homem fascinante e que sabe ouvir”. Sobre os palavrões nas novelas: “o que determinou a proibição de palavrões foi a frequência o uso, não a qualidade deles.”

play-9101aAs meninas do lado
Reportagem da página 49, assinadas por Mônica Bérgamo e Gilmar Ferreira, tratou do interesse das garotas de 16 anos por homens mais velhos, entre 30 e 45 anos. Segundo a conclusão, os “coroas” estavam oferecendo às garotas algo que os meninos da idade delas não sabiam — ou não podiam — oferecer. Algumas disseram aos repórteres: “Os homens de mais de trinta sabem colocar o assunto certo, na hora certa, e são decididos no momento de levar uma mulher para a cama”. Outras explicaram: “Os garotos da minha geração só pensam em praia, pegar onda ou fumar maconha”. Pois é, parece que tudo continua como dantes no quartel do abrantes.

Orestes Quércia e o começo
Na página 62, numa reportagem de Carlos Maranhão e Mônica Bérgamo, o então governador de São Paulo, Orestes Quércia, foi apresentado como o caipira que caçava votos com os sapatos furados, mas que acreditava nas estrelas e pilotava aviões. Ele sonhava em ser presidente da república. Clique AQUI para ver a história de Quércia.

o-ultimato-bourne1O mar é o limite
Águas mornas e cristalinas, céu aberto e luminoso. O paraíso está mais perto do que a imaginação alcança. É a reportagem sobre turismo, que focou o Caribe. Lygia Maria Cruz destacou as localidades de Guanaja e Roatam, em Honduras, sem deixar de citar o ABC holandês — Aruba, Curaçau e Bonaire. O mar é uma festa à parte: são mais de 170 tipos de corais, que enfeitam paredões e descem até grandes profundidades, abrigando diversas espécies de pequenos seres. Esponjas, gorgônias, crustáceos e peixes de todas as cores completam o silencioso cenário, ideal para o olhar atento dos fotógrafos e mergulhadores.

O “Ultimato de Bourne
Na literatura, na página 76, é apresentada uma resenha do libro “O Ultimato de Bourne”, do escritor americano Robert Lundrum. É um romance de suspense, que daria origem a uma série de filmes, formada por “A Identidade Bourne” (2002), “A Supremacia Bourne” (2004) e “O Ultimato Bourne” (2007). Jason Bourne, o personagem, é uma arma humana criada e perseguida pela CIA. Após sua última aparição, ele decidiu sumir definitivamente e esquecer sua antiga vida de matador. No decorrer da trama, muita ação e aventura.

kerri-kendal2Kerri Kendall, a californiana
O ensaio internacional — com direito ao pôster central — foi com a modelo californiana Kerri Kendall, então com 22 anos. Dona de um corpo escultural, ela enlouquecia os homes e desagradava as mulheres por onde passava. Clique AQUI para saber mais da beldade. A edição ainda trouxe as deusas do ano de 1990: Cristiana Oliveira, Madonna, Claudia Schiffer, Sylvia Pfeiffer, Cindy Crawford, Cláudia Liz, Uma Thurman, Julia Roberts, Erika Eleniak, Sharon Stone, Michelle Pfeiffer, Margaux Hemingway, Tássia Camargo, Kim Basinger, Delia Sheppard, Paula Abdull, Traci Lords e Nani Venâncio. Além disso, uma matéria especial indicou “os 10 reis do rock”: Elvis Presley, The Beatles, Bob Dylan, The Rolling Stones, Velvet Underground, Jimi Hendrix, Led Zeppelin, The Doors, David Bowie e Prince.

davi-golias1A piada da edição
Durante pesquisas no deserto de Negev, em Israel, o arqueólogo descobre uma múmia. Após um rápido exame, convoca o curador de um famoso museu de história natural e diz: “Acabo de descobrir a múmia de um homem que morreu há três mil anos de problemas do coração.” — “Você não pode fazer essas afirmações simplesmente olhando para a múmia” — diz o curador. “Vou levá-la para exames”. Uma semana mais tarde, o curador chama o arqueólogo: “É espantoso, você realmente acertou na idade e na causa da morte. Agora me explique como conseguiu isso.” — “Muito fácil. Na mão do morto havia um pequeno pedaço de papel em que estava escrito: aposto dez mil que o Golias vence.


 

 

 


© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados