banner-topo

A Playboy de junho de 1990 trouxe a pantera Sônia Campos na capa

sonia01Sônia Campos, a Pantera 1990

O destaque da capa da revista Playboy de junho de 1990 foi uma modelo catarinense, de 22 anos, que estava despontando para o sucesso no mundo da moda. Sônia Campos foi considerada uma das mulheres mais bonitas daquela época. Por isso, foi coroada “A Pantera de 1990”, num concurso patrocinado pela revista. Ela tinha iniciado a carreira aos 16 anos e trancou um diploma de pedagogia na gaveta para enfrentar a passarela e os cliques. Entre as suas preferências, estavam os livros do escritor americano Sidney Sheldon e os discos do cantor alagoano Djavan. Clique AQUI para saber mais.

heineken in1A Heineken No Brasil
Entre as notícias de última hora estampadas na seção “O Homem na Cozinha”, assinada pelo Amauri de Faria, a revista deu conta da chegada da famosa marca de cerveja Heineken (holandesa) ao mercado brasileiro. Produzido pela Cervejaria Kaiser, do Rio de Janeiro, o produto foi lançado apenas no mercado carioca em garrafas one-way de 300 mililitros. A empresa investiu US$ 10 milhões. No mesmo ano chegaram as latinhas, desta vez no mercado nacional. Ao longo dos anos, a Heineken chegou também no formato 600 mililitros e se transformou numa das pilsens mais consumidas no Brasil.

A Tecnologia do UHF
Quem ainda reclama dos problemas da era digital, a tecnologia de ponta para a televisão em 1990 era o sistema UHF. Entretanto, o sistema não era tão novidade assim. Já existiam, na época, 800 estações instaladas no interior, retransmissoras ou repetidoras das redes nacionais que operavam em VHF (Very High Frequency). O que era diferente é que o sistema estava sendo preparado para a instalação de novos canais, que passariam a gerar os seus próprios programas. Como todas as concessões, cada canal passaria a atingir a sua cidade, num raio de 50 quilômetros. Esse novo segmento passou a abocanhar cerca de três por cento do mercado publicitário. Uma das estrelas do “novo” sistema foi a TV Jovem Pan, de São Paulo.

virando-a-propria-mesa1Um Empresário Fora do Tempo
Na tradicional entrevista, a edição apresentou o empresário Ricardo Semler, que revolucionava o mundo dos negócios com uma nova maneira de administrar os seus negócios. Ele havia acabado de lançar o livro “Virando a Própria Mesa”, que, em pouco tempo, alcançou o topo dos mais vendidos na lista da revista Veja, ultrapassando a casa dos 120 mil exemplares. Formado e na famosa Harvard Business School, dos Estados Unidos, ele herdou a empresa Semco, que, em 1982, tinha cerca de uma centena de funcionários e uma administração arcaica. Em oito anos, ele modernizou o sistema administrativo e a empresa passou a ser uma das maiores do Brasil na fabricação de balanças de alta precisão. Em 2015, o empresário continua sócio majoritário da empresa.

marlenemattos in1Uma “General” No Pé da Xuxa
Em 1990, a Xuxa Meneguel estava no auge da sua popularidade. Atrás do fascinante sucesso da “rainha dos baixinhos” havia uma mulher misteriosa — meio fada, meio fera — que exercia seus poderes quase totais: Marlene Mattos. Ela cuidava de tudo. Até dos relacionamentos amorosos da pupila. “Sem a Marlene, eu não trabalho”, disse, em entrevista, a própria Xuxa. Além disso, ela castigava as “paquitas” (ajudantes de palco) que saíam de forma. Avessa à desordem, chegou a colocar um aviso no quadro do estúdio da TV Globo, com os seguintes dizeres: “Quero tudo arrumado. A bagunça é para ser feita de acordo com o gosto de cada um... em suas casas”. A parceria entre a Xuxa e a diretora de televisão acabou em 2002. Desde então, a apresentadora entrou num declínio constante.

queijo-mussarela1Queijos Com Sabor da Itália
Na gastronomia, a revista aproveitou o ensejo da Copa do Mundo da Itália para realizar uma degustação comparativa dos queijos produzidos no Brasil e naquele país europeu. Deu dicas, inclusive, de como fazer uma degustação perfeita. Segundo a reportagem, a degustação deve começar pelos queijos mais suaves até chegar aos mais fortes. Além do vinho, alguns acompanhamentos se fazem necessários: baguetes, pão italiano, pão preto e frutas, como as maçãs verdes, peras e uvas. Essas frutas “limpam” a boca, permitindo voltar de um queijo mais forte para um suave. Segundo as origens, o “gorgonzola” surgiu no vale do Rio Pó, região da Lombardia, norte da Itália, por volta do ano de 880. A “mussarela” surgiu na Itália por volta do ano de 1500. O “provolone” vem da Itália Meridional.

v-splinder1j-szeto1As Delícias da Copa do Mundo
Ainda para comemorar a Copa do Mundo da Itália, a revista reuniu coelhinhas de onze países no Castelo di Montefujoni, na Toscana, para uma disputa inusitada: o I Torneio Playboy de Futebol de Mesa. A vencedora foi a representante da Holanda, Saskia Linssen (clique AQUI para saber mais sobre a fera). Em segundo lugar, chegou a representante de Hong Kong, Jenny Szeto. A representante brasileira, Vanusa Splinder, não se colocou entre as cinco primeiras, mas estrelou o pôster da edição brasileira. O destaque, ainda, ficou com a americana Lisa Matthews (clique AQUI).

mustang65aOs Carrões das Décadas de 50 e 60
Carros e rock´n´roll sempre andaram — aliás, rodaram — juntos. Nos anos de 1950 e 1960, então, nem se fala. Os mais contemporâneos sempre ficavam com água na boca só de ver aquelas máquinas de que se falava no hit parade. Uma equipe da revista checou como essas máquinas funcionavam. O primeiro foi o Nash Rambler 55, que pareciam ser movidos a pilha. Depois, foi o Mustang 65, o primeiro potro sobre rodas: rápido, barato, sensual e apertadinho por dentro. O Stingray Corvette 63 foi gêmeo astrológico do Elvis Presley. Os dois começaram, rústicos e velozes, em 1953. Já o Cadillac Coupe de Ville 55 foi o lugar onde o Chuck Berry viu a sua namorada com outro bacana. E por aí vai...

malha1990aAs Malhas Para Enfrentar o Inverno
Na moda, a edição apresentou uma peça do vestuário imprescindível para enfrentar o inverno: as malhas. Elegantes, confortáveis e práticas, elas eram as companheiras ideais para o bom e velho jeans ou as supertransadas calças em moletom, veludos e flanelas. A edição ainda dá dicas para a pessoa aprender a tratar da pele, olhos e cabelos. Para o cuidado com a barba, é apresentado um ritual para os vários tipos. A primeira providência é massagear bem o rosto durante o banho. Também há dicas para o cuidado com os cabelos finos, os cabelos crespos, os cabelos normais e a caspa. Além disso, há informações sobre as origens do gosto ruim na boca e dos olhos injetados quando a pessoa acorda.

j-bergs1j-bergs2Uma Tigresa Que Veio da França
O terceiro ensaio sensual da edição apresentou a francesa Jenny Bergs, dona de uma beleza selvagem e de um hábito incomum: a companhia de Shere-Nee, o seu tigre de estimação.

Cinema, Literatura e Música
A edição enfatizou o lançamento do filme “Uma Linda Mulher”, no qual Richard Gere faz um milionário que não entende nada de amor e acaba contratando os serviços de uma profissional (Julia Roberts). Também fala do “Difícil de Matar”, com o brutamonte Steven Seagall e a estonteante Kelly Le Brock.

a-revanche-final-90aTem também “A Revanche Final”, cujos papéis principais são do Tom Selleck e da Laila Robins. Na poesia, o lançamento do livro “Poesia Erótica Em Tradução”, uma compilação dos grandes autores, feita pelo brasileiro José Paulo Paes (clique AQUI). Na música, o lançamento dos discos “Changesbowie”, do camaleão David Bowie (clique AQUI), “Nick of Time”, da blueswoman Bonnie Raitt (clique AQUI), e “Canto Para Subir”, da brasileira Margareth Menezes (clique AQUI).

Ficha Técnica
EDITORA: Abril
EDITOR: Victor Civita
DIRETOR: Roberto Civita
DIRETOR: Thomas Souto Correa
DIRETOR: Mário Escobar de Andrade
DIRETOR: Carlos Maranhão
REDATOR-CHEFE: Marcelo Duarte
DIRETOR DE ARTE: Carlos Grassetti
MODA E ESTILO: Fernando de Barros
EDITORA: Lindinha Sayon



© 2013 Tio Oda - Todos os direitos reservados