banner-topo

A Playboy de fevereiro de 1982 trouxe no recheio as mulheres mais bonitas de 1981

1982-02As Beldades de 1981
Embora a capa tenha sido estampada pela atriz Sydne Rome, a chamada era para o ensaio especial “As Melhores do Ano”. Entre as brasileiras, o destaque foi a atriz Sandra Bréa. Uma pesquisa feita pela TV Globo na época apontou-a como o maior símbolo sexual daquele momento. De acordo com a revista, o fato apenas confirmou o posicionamento dos leitores quando a beldade saiu na capa de junho de 1981 (clique AQUI). Também apareceram a Monique Evans, a Monique Lafond, a Luíza Brunet, a Zaíra Zabelli, a Nádia Lippi, a Maria Cláudia e a Cristina Keller. As estrangeiras: Laura Antonelli, Terri Welles, Romy Scheider, Vicky Lasseter, Heidi Sorenson, Kimberly Herrin, Susan Smith e Cathy Larmouth.

spessoto1Uma Empresa Francana
Naquele mês, um dos anúncios publicitários da edição trouxe um modelo social de sapatos da grife Yves Saint Laurent. O detalhe é que a produção, distribuída para o mundo todo, era confeccionada pela empresa francana Spessoto (clique AQUI para ver o histórico). Na tradicional entrevista, o destaque foi a atriz Betty Faria. Ela havia saído do sucesso que representou a novela “Baila Comigo”, na qual interpretou a personagem Joana Lobato. Também estava no cinema, com o filme “O Bom Burguês” (clique AQUI para ver a trajetória da atriz). A reportagem especial do João Luiz de Albuquerque indicou os caminhos do carnaval do Rio de Janeiro.

debbie07Uma Beleza Americana
No pôster central, a edição trouxe a bela modelo americana Debbie Boostrom. Fissurada em astrologia, ela vivia a vida viajando pelos lugares mais bonitos do mundo (clique AQUI para ver). Na moda, o destaque na época eram as camisetas com estampas. Os tons do ano eram desenhos mais ousados e cores mais provocantes. Havia também aquelas mais sóbrias, que podiam ser usadas com paletó. Outra reportagem especial falou o “rei da massagem”. Trata-se do fisioterapeuta mineiro Nélson de Castro, que aportou em São Paulo e montou uma rede de casas de massagens, uma agência de acompanhantes, um bufê especializado em organizar festas incrementadas e o primeiro clube de swinging do país.

kristel10Uma Holandesa Sexy
No segundo ensaio internacional apareceu a esplendorosa atriz holandesa Silvia Kristel, que fez muito sucesso com a série de filmes eróticos “Emanuelle”. Foram mais de dez anos na pele da personagem que corria o mundo em busca de aventuras sexuais. Deixando a personagem, ela embarcou em outros filmes com apelo sensual. A galeria de fotos traz instantâneos dos filmes “O Amante de Lady Chaterley”, “Aeroporto 79” e outros (clique AQUI para ver). Um ensaio especial contou a relação da mulher com a água. Os textos-base são versos do Vinícius de Moraes, do João Cabral de Melo Neto e Joaquim Cardoso, além, é claro, de fotos insinuantes. Por fim, a edição celebrou as conquistas do ano de 1981. O ano consolidou as liberdades nos meios de comunicação, na publicidade, nas praias, nas universidades e nas ruas.

Ficha Técnica

Diretor de Redação
Mário Escobar de Andrade

Redator-Chefe
Alexandre Machado

Editor de Arte
Carlos Grassetti

Editor Executivo
Carlos Roberto da Costa

Editores
Ruy Castro e Wilson Palhares

Editores Assistentes
Fernando Pessoa (especial) — Ivo Cardoso (Rio de Janeiro)

Editores Contribuintes
Fernando de Barros (moda) — Nirlando Beirão

Repórteres
Maria Lúcília Santos — Olímpia Ciabattari — Suzana Junqueira

Secretário de Redação
Neio Lúcio Nobre

Fotógrafo
Arnaldo Klain

Produção Fotográfica
Dulce Helena Pikersgill de Paula

Chefe de Paginação
Lúcio Seiji Segawa

Diagramadores
Alberto Magalhães — Mauro Kawamura

Secretário Gráfico
Ronaldo Macedo

Assistente de Redação
Sônia F. Lemos


 


© 2013 Tio Oda - Todos os direitos reservados