Imprimir
Categoria: Inocência
Acessos: 13

filme2Inocência
A ERA DA INOCÊNCIA, roimance escrito pela nova-iorquina Edith Wharton, foi lançado originalmente em 1920 nos Estados Unidos. A primeira edição brasileira aconteceu somente em 1993, por obra da Editora Ediouro. O texto expõe o triângulo amoroso entre o Newland Archer, a noiva dele, a May Welland, e a prima exótica desta, a condessa Ellen Olenska. O ambiente é a cidade de Nova York do final do Século 19. A trama explora o conflito entre o desejo individual e as restrições rígidas das convenções sociais da época, em que a manutenção das aparências e os interesses materiais eram priorizados em detrimento da felicidade pessoal.

Vencedor do Prêmio Pulitzer de ficção em 1931, o “A Era da Inocência” foi escrito na esteira fragmentada da Primeira Guerra Mundial. O protagonista é ambivalente. Representa o apogeu da boa educação, um privilegiado da sociedade nova-iorquina do pós-guerra civil americana. O casamento com a jovem May Welland unirá duas das mais tradicionais famílias da cidade. Mas, desde o início do romance, a prima da May, a condessa Ellen Olenska, traz uma intensidade ardente e excentricidade misteriosa da Europa. Isso abala o convencionalismo de Nova York, uma sociedade obcecada pela ordem. O livro foi adaptado para o cinema em 1993. Trouxe nos papéis centrais o Daniel Day-Lewis, a Michelle Pfeiffer e a Winona Ryder.

A autora

edithEDITH WARTHON nasceu no dia 24 de janeiro de 1862 na cidade de Nova York nos Estados Unidos. Morreu no dia onze de agosto de 1937 na cidade de Saint-Brice-sous-Forêt na França. Nascida numa família de posses, frequentou as melhores escolas. O primeiro livro, o “Versos”, foi de poesias. Em 1899 lançou o primeiro livro de contos, o “A Grande Inclinação”. O primeiro romance, o “A Pedra de Toque”, saiu em 1900. No total, são vinte e dois romances, doze livros de contos, três livros de poesia e nove livros de não-ficção, dentre os quais o “Um Olhar Para Trás”, uma autobiografia lançada em 1933.