Imprimir
Categoria: Santos Franceses
Acessos: 1171

20200626aSanto Antelmo

ANTELMO DE BELLEY nasceu em dia e mês incertos do ano de 1107, na cidade de Chambéry, França. Morreu em dia e mês incertos do ano de 1178, na cidade de Belley. Estudou e se interessou pela vida monástica na cidade natal. Mais tarde, recebeu o benefício eclesiástico, sendo, então, mandado para a cidade de Belley. Com trinta anos, renunciou a esta posição para se tornar monge. Apenas dois anos depois, foi escolhido para a direção de ramificações da Ordem dos Cartuxos, monges de espírito eremita. Sob sua direção, a comunidade aumentou em número e efervescência.

Mostrou-se um administrador muito eficaz. Restaurou e melhorou os edifícios da comunidade, incluindo a construção de um aqueduto. Na parte legal, as regras da ordem foram padronizadas. Também alterou a forma de admissão na ordem para permitir às mulheres a participação diretamente das suas próprias casas. Exerceu o cargo por vinte e quatro anos. Após esse período, em 1152, retornou à casa-mãe dos Cartuxos, ocasião em que defendeu veementemente o papa Alexandre III na disputa com o antipapa Víctor IV. Vencida a querela papal, o Alexandre III, em 1163, o nomeou para bispo da cidade de Belley.

Nessa posição, demonstrou novamente muita capacidade administrativa e de organização. Reformou o clero e regulou os assuntos da diocese. Mas também entrou em conflito com o Conde Humberto de Maurienne, culminando por excomungar o nobre. Este, entretanto, ao apelar para o papa Alexandre III, conseguiu reverter a situação. Assim, o Antelmo pediu demissão do cargo de bispo. O papa, para não perder tão valioso aliado, solicitou a ele que viajasse à Inglaterra para mediar uma reconciliação do rei Henrique II e o arcebispo da Cantuária, Thomas Becket. Incapaz de atender o pedido do papa, voltou para Belley para cuidar dos pobres e dos leprosos da área. A festa litúrgica em consagração ao Santo Antelmo é realizada anualmente todo dia 26 de junho.