Imprimir
Categoria: Santos de junho
Acessos: 663

Bonifácio

BONIFÁCIO DE MOGÚNCIA nasceu em dia e mês incertos do ano de 672, na cidade de Crediton, Condado de Devon, Inglaterra. Morreu no dia cinco de junho de 754. Filho de uma família nobre, responsabilizou-se pela organização política e social da Europa sob o domínio do imperador Carlos Magno. Em 716, passou também a se dedicar à evangelização, inicialmente das populações germânicas. Não foi bem sucedido em todas as investidas. Um exemplo disso foi a tentativa fracassada de atingir a Frísia. Depois, peregrinou até Roma para rezar sobre os túmulos dos mártires e obter a bênção do Papa Gregório II.

Após ser recebido pelo papa, voltou para a Alemanha, onde, primeiro, se fixou na Turíngia e, depois, na Frísia, reiniciando, assim, os processos de conversão. Agora, com algum sucesso, voltou a Roma para receber a consagração episcopal. De retorno à Alemanha, Bonifácio passou por um bosque chamado Hessen. A comunidade vivente neste local atribuía poderes mágicos a um enorme carvalho, considerado a moradia do seu “deus”. Indignado com o gesto pagão, mandou derrubar a árvore e, aproveitando a reunião de toda a comunidade presente ao ato, começou a proclamar o evangelho. Em seguida, edificou no exato lugar onde estava a árvore a primeira igreja dedicada a São Pedro.

Na mesma região, fundou a célebre abadia de Fulda. Essa abadia tornar-se-ia em pouco tempo um centro propulsor da espiritualidade na Alemanha. Entretanto, foi na região de Mogúncia que escolheu para fixar a sua sede episcopal. A força e a determinação dele fizeram com que, bem mais tarde, voltasse à região da Frísia, acompanhado de cinquenta monges. Para o dia cinco de junho de 754, Dia de Pentecostes, havia programado um encontro com alguns catecúmenos. Ao ter início a missa, um grupo de assaltantes armados com espadas invadiu a celebração, com ameaças aos missionários. Bonifácio, então, colocou-se à frente. Um assaltante avançou e o religioso tentou contê-lo com o evangelho. Golpeado, teve a cabeça decepada. Não há informações certeiras sobre o processo e a data da canonização.

bonifacio de moguncia