sesc-logo1Sesc

SERVIÇO SOCIAL DO COMÉRCIO. Foi criado no dia 13 de setembro de 1946, com a assinatura do Decreto-Lei n° 9.853, pelo então presidente Eurico Gaspar Dutra.

É um órgão ligado à Confederação Nacional do Comércio, com sede no Rio de Janeiro. Sua ação programática concentra-se em cinco campos de atuação: educação, saúde, cultura, lazer e assistência social. Tem representações em todos os estados da federação, através das unidades regionais da confederação. Suas atividades são financiadas com a contribuição compulsória de 1,5% da folha de pagamento das empresas ligadas ao comércio. Em São Paulo, o primeiro prédio construído para abrigar uma unidade foi inaugurado em 1968.

Nesse período, a unidade paulista foi pioneira na manutenção de um teatro e do Centro de Pesquisas Teatrais Antunes Filho. Hoje, essa unidade é uma das mais desenvolvidas do país. Em São Paulo, a administração do órgão está instalada na Avenida Paulista. Tem um dos maiores orçamentos culturais do país, estimado em cerca de R$ 260 milhões. Até 2013, a unidade contava com quinze unidades na capital — 24 de Maio, Avenida Paulista, Belenzinho, Carmo, CineSesc, Consolação, Interlagos, Ipiranga, Itaquera, Odontologia, Pinheiros, Pompeia, Santana, Santo Amaro e Vila Mariana.

Na Grande São Paulo são três as unidades:  Osasco, Santo André e São Caetano do Sul. No litoral, as unidades estão em Bertioga e Santos. No interior, são treze: Araraquara, Bauru, Birigui, Campinas, Catanduva, Presidente Prudente, Piracicaba, Ribeirão Preto, São Carlos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Sorocaba e Taubaté. O plano de expansão para 2013 prevê o término das obras das unidades da Avenida Paulista (São Paulo), de Guarulhos (Grande São Paulo) e de Birigui (mesorregião de Araçatuba). Para 2014, está previsto o início da construção da unidade de Franca. O processo está em fase de licitação do projeto executivo.

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados