envelhecimento1A Marca do Tempo

Da sexualidade à memória, do coração à pele, o organismo do ser humano passa por várias transformações ao longo da vida. Entender como funciona o corpo e identificar as transformações pelas quais ele passa é uma tarefa que sempre desafiou a medicina. É um campo minado de segredos e mistérios, mas a todo momento surgem novas e animadoras descobertas. As fases do homem podem ser divididas em quatro: aos 20, aos 30, aos 40 e acima dos 50 anos. Nelas, há peculiaridades que devem ser conhecidas para que os hábitos também possam mudar. Na década de 1980, vários estudiosos escreveram o best sellerComo o Homem Envelhece”. São 226 páginas, escritas a várias mãos para a revista Esquire. Confira abaixo:

homem-aos-20a20 Anos: Vitalidade Em Alta
A “casa dos 20”, na verdade é uma mansão, a chamada flor da idade. O organismo do homem funciona com a precisão de um relógio. Mas se do ponto de vista físico tudo corre às mil maravilhas, no campo psicológico a fase ainda é de aprendizado. O jovem tem muitas dúvidas e inseguranças, desperdiça muita energia. A máquina humana, no entanto, conhece por esses dias muitas das suas melhores marcas. A pele tem oleosidade, o brilho e a textura ideais. É saudável como nunca mais será. Todas as células mortas são substituídas por outras, num vigor crescente. Os poros respiram com facilidade.

O cabelo ainda é farto. Seus cerca de 100 mil fios atingem a espessura máxima: aproximadamente 101 micras (equivalente a um décimo de milímetro) o fio. Só 12% dos homens na casa dos 20 podem ser chamados de “calvos”. Tem-se tudo a postos para um belo sorriso. É difícil perder um dente neste período. As papilas gustativas — 245 por esses anos — trabalham a todo vapor. Pode-se comer, por prazer ou extravagância, dúzias de hambúrgueres ou cumbucas de feijoada. O aparelho digestivo reagirá, se tanto, com pequenas irritações gástricas ou indisposições passageiras. O coração bate mais firme do que nunca. Atinge, sem problemas, durante uma sessão de exercícios, a invejável marca de 200 pulsações por minuto. A pressão é esplêndida — cerca de 12,0 por 7,5. Sexualmente, sempre muita energia. Experimenta-se anualmente uma média de 104 orgasmos.

homem-aos-30a30 Anos: Equilíbrio e Sabedoria
Essa é, talvez, a época mais mágica de toda a vida. O vigor dos 20 anos remanesce, mas goza-se de vantagens adicionais. Agora, a pessoa está mais madura e pode tirar melhor proveito do seu corpo. Maturidade, no entanto, também significa cuidados com a saúde e a consciência dos seus próprios limites. Por isso, a terceira década é decisiva. O que se faz de bom, conserva-se. O que não se faz, geralmente vira motivo de arrependimento mais tarde.

Ninguém deve se assustar com os primeiros vincos de expressão surgidos no rosto. Mas não se deve deixá-los à vontade. A pele é ainda oleosa, mas não ao ponto de garantir elasticidade. Pelos últimos anos, as bolsinhas de gordura começam a surgir abaixo dos olhos. Tudo isso é facilmente reversível, ao se frequentar os institutos de beleza. Na boca, uma surpresa. Como o esmalte dos dentes — o material mais resistente do corpo humano — está consolidado, os efeitos da placa bacteriana voltam-se agora contra o tecido mais sensível das gengivas.

Essa é a década do estresse, da disputa renhida no mercado profissional. E isso pode acabar afetando o aparelho digestivo. As gastrites tornam-se mais comuns. O coração bate bem. Devido à maior produção de lipoproteínas de alta densidade (o chamado mal colesterol), placas gordurosas fixam-se nas artérias e vias coronárias, algo que pode preocupar mais tarde. Deve-se ter atenção principalmente para a elevação da pressão arterial. Sexualmente, vive-se o máximo: 121 orgasmos anuais, a ereção acima dos 20 graus do nível horizontal e a capacidade de se atingir orgasmos em intervalos que vão de 30 a 60 minutos.

homem-aos-40a40 Anos: De Olho No Coração
Se todos cruzaram o céu da vida atentos às nuvens mais densas, haverá uma aterrissagem tranquila na pista dos 40 anos. Se, entretanto, pilotou sem cuidados, é quase certo que vão encontrar turbulências. Os 40 anos são assim: um momento importante, através do qual se revê toda a travessia. A pele recebeu os devidos cuidados nas décadas anteriores? Hoje, ela é quase igual à que se tinha aos 30 anos. Não mereceu muito carinho? O castigo vem sob a forma de papadas no queixo, bolsas de gordura bastante acentuadas e sequências de rugas junto aos olhos.

Aproximadamente 45% dos quarentões são homens calvos. A espessura dos fios de cabelo continua a baixar. Agora, ela é de 96 micras — 5% a menos do que há de 20 anos atrás. Até que a década termine, sete dentes podem ser perdidos. Para evitar, a única saída é intensificar os cuidados com a higiene. Além da escova e pasta, o fio dental é uma arma imprescindível na guerra contra as bactérias. No aparelho digestivo, duas possibilidades. Para o bem: uma dieta balanceada recompensa com apetite e saúde em níveis normais. Para o mal: os excessos alimentares do passado dão o troco, geralmente travestidos de complicações gástricas relativamente graves, como úlceras no estômago ou duodeno e pedras na vesícula.

O coração tem tudo para bater tranquilo se recebeu atenção anterior. Para os negligentes, no entanto, a década é de alto risco. A angina pectoris (dores no peito, provocadas pela obstrução de artérias importantes) é um perigo que pode levar ao infarto. Quanto à sexualidade, o período entre as ereções é agora mais longo (cerca de duas horas) bem como o tempo de estimulação preparatória do ato sexual. Enfim, os 40 anos são os momentos mais ambíguos da vida do homem, repletos de sabedoria e dúvidas. Cuidados especiais com o aparelho digestivo e com o coração são altamente necessários. Por isso, é bom evitar a ingestão de alimentos defumados. É preciso combater com tenacidade a pressão arterial elevada, evitando o sal, o álcool e os cigarros. Imprescindível: fazer exercícios físicos constantes.

homem-aos-50a50 Anos: A Vida Em Novo Ritmo
A vida após os 50 anos pode não parecer muito fácil se o homem não se cuidou antes. A trama do tempo impõe ao organismo um processo natural de desgaste e os sinais da idade tornam-se mais evidentes. Isso não quer dizer, porém, que o corpo deixe de funcionar. Ele apenas adquire novo ritmo, que deve ser mantido no limite do saudável. Diminuindo sensivelmente a atividade das glândulas sebáceas, a pele de um homem aos 50 adquire um ressecamento que não conhecera antes. Os fios do cabelo, por sua vez, atingiram a espessura mínima: entre 80 e 96 micras.

Aos 65 anos de idade, 65% dos homens são calvos, enquanto os demais são grisalhos. Em média, um homem perde, aos 70 anos, um terço dos seus dentes. O paladar também experimenta mudanças. As papilas gustativas que dão acesso aos sabores se atrofiam com o tempo. A voz também muda. Com a idade, muitos falam um pouco mais alto e devagar. O aparelho digestivo passa por seu teste final. Se tudo correu bem, tende a não apresentar problemas. Caso contrário, é bem provável que comece a complicar nessa fase, abrigando úlceras ou tumores. O coração, igualmente, conhece novos índices. A pressão arterial tende a aumentar. É, em média, 13,5 por 8,5 aos 50 e de 14 por 8,5 aos 60.

O coração, como um motor desgastado pelos anos, não ultrapassa uma certa potência. Bombeia, aos 60 anos, 30% menos de sangue do que na fase dos 30. Os níveis do colesterol aumentam gradativamente. Sexualmente, as cifras caem bastante. Experimenta-se, em geral, um orgasmo por semana. A ereção está agora um ponto abaixo da posição horizontal. No geral, os cuidados com a pele devem levar a pessoas a não se exporem ao sol; para os cabelos, uma dica é o uso de vitaminas; na alimentação é preciso evitar a ingestão de mais de 1.500 calorias por dia; para preservar o coração, a dieta deve ser pobre em sal e gordura. Os exercícios físicos são uma obrigação (texto extraído da Playboy — junho de 1988 — páginas 121 a 128).


 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados