Portela

01/03/2017 — A escola de samba Portela é a grande campeã do Carnaval 2017 do Rio de Janeiro, quebrando um jejum de 33 anos sem títulos. Sob a batuta do carnavalesco Paulo Barros, a agremiação levou para a avenida o enredo“Quem Nunca Sentiu o Corpo Arrepiar ao Ver Esse Rio Passar”, referência a uma canção do Paulinho da Viola, grande nome da escola. A Portela havia sido campeã pela última vez em 1984. Numa apuração carregada de emoção, a disputou com a Mocidade Independente cada décimo. Empatados até o último quesito, enredo, os portelenses venceram com 269,9 pontos e a alviverde de Padre Miguel ficou um décimo atrás. Em 2016, a Portela conquistou o terceiro lugar com o enredo “No Voo da Águia, Uma Viagem Sem Fim”.

shayene cesarioGRÊMIO RECREATIVO ESCOLA DE SAMBA PORTELA foi fundada no dia 11 de abril de 1923 no Morro da Madureira na cidade do Rio de Janeiro. Adotou como símbolo a águia e as cores azul e branco. Foi responsável por várias transformações no carnaval carioca, como aquela ocorrida em 1935, com a introdução duma alegoria (um globo terrestre).

Em 1939, apresentou aquele que é considerado o primeiro samba-de-enredo. Além de levar fantasias totalmente enquadradas no enredo, também introduziu a comissão de frente. Embora tenha sido uma das principais escolas dos primeiros anos do carnaval, passou por um período difícil. Em 1980, uma dissidência interna redundou na criação da Escola Tradição, para onde os descontentes migraram. Entre os seus maiores símbolos estão o compositores Monarco e Paulinho da Viola. No total na história são 22 títulos do carnaval carioca.


 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados