vassiliev1Vladimir Vassiliev

Vladimir Vasiliev Viktorovich nasceu no dia 18 de abril de1940, na cidade de Moscou, Rússia.

Filho de um motorista de caminhão, formou-se na Escola de Ballet de Moscou em 1958. Entre os seus professores incluía-se Aleksey Yermolayev. Segundo a crítica, deu enorme contribuição para o desenvolvimento da dança clássica. Entre os mitos do balé russo, se equipara a Rudolph Nureyev e Mikhail Baryshnikov. Contemporâneo de Nureyev, contrariou a tendência dos artistas russos de sua época, que se exilaram no Ocidente, para permanecer na Rússia, mesmo sob o controle exercido pela ditadura soviética.

Em Moscou, associou seu nome à história do balé do Teatro Bolshoi, onde ingressou ainda como estudante. Em 1959, um ano após seu ingresso, o Bolshoi fez uma turnê pelos Estados Unidos e ele foi considerado “a nova estrela do balé russo”. Em 1975, rompeu com o então diretor da instituição, abrindo caminho para ocupar o cargo de diretor artístico, que assumiu em 1995. Ficou no cargo até 2000. A partir daí, começou a trabalhar como profissional freelance em vários países.

Em 2002, inclusive, esteve no Brasil para montar o espetáculo Romeu e Julieta no Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Entre as celebridades que participaram da produção, encontrava-se o violoncelista e maestro Mstislav Rostropovich, que regeu, na oportunidade, a Orquestra Sinfônica do Rio de Janeiro. A primeira vez que montou Romeu e Julieta foi em 1990, ocasião em que usou recursos audiovisuais, em substituição aos cenários, e utilizou por inteiro a partitura de Serguei Prokofiev. Em 2007, voltou ao Brasil para montar o espetáculo Dom Quixote com os alunos da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil (ETBB), localizada em Joinville, Santa Catarina.


 

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados